Estado do Rio de JaneiroNiterói

Professor da UFF assume Coordenação do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Waldeck Carneiro, ex-deputado estadual e professor da UFF, assume Coordenação do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Waldeck Carneiro, ex-deputado estadual e professor da UFF, assume Coordenação do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro | Divulgação

O professor Waldeck Carneiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi eleito Coordenador-Geral do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ). A eleição, conduzida por unanimidade pelas entidades integrantes do Fórum, define a liderança para o biênio 2025-2026, sucedendo a professora Malvina Tuttman.

O FEERJ, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, integra o Sistema Estadual de Ensino. Suas atribuições incluem coordenar conferências estaduais de educação, avaliar políticas educacionais e articular ações entre municípios do estado.

Waldeck Carneiro destacou a importância de liderar uma instituição de referência nacional em um momento decisivo para a educação brasileira.

“É uma honra muito grande ser escolhido, por todas as entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação do RJ, para liderá-lo, com os demais membros da coordenação colegiada, no próximo biênio”, disse.

Além disso, Waldeck fez questão de reverenciar a atual coordenadora, Malvina Tuttman.

“É uma grande responsabilidade substituir uma das grandes referências da educação brasileira, que é a professora Malvina Tuttman, na coordenação geral do FEERJ”, comentou.

Todavia, a nova coordenação da FEERJ tomará posse, em fevereiro do ano que vem, enfrentando uma situação adversa.

“No caso do Rio, trata-se de missão desafiadora, pois somos o único estado brasileiro que não tem um plano estadual de educação em vigor”, pondera o presidente eleito.

Segundo Waldeck Carneiro, o FEERJ terá papel relevante no debate do novo Plano Nacional de Educação, com previsão de discussão no Congresso Nacional a partir de 2025. Nesse sentido, ele destacou a relevância do Fórum no contexto das recentes deliberações da Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro de 2024.

“Após a Conferência Nacional de Educação, que produziu um potente documento final, o Brasil vai retomar o debate sobre o novo Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional, a partir de 2025, e os fóruns estaduais de educação, sobretudo os mais atuantes, como é o caso do nosso Fórum, ao lado do Fórum Nacional de Educação, tendem a cumprir um papel importantíssimo nessa conjuntura”, lembrou Waldeck Carneiro.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.