Rio de Janeiro - Capital

Campanha do Hemorio visa aumentar doações de sangue no feriado

Campanha do Hemorio visa aumentar doações de sangue no feriado

Campanha do Hemorio visa aumentar doações de sangue no feriado | Divulgação/Governo do Estado do Rio

O Hemorio, o hemocentro estadual do Rio de Janeiro, lançou uma campanha para aumentar os estoques de sangue e plaquetas durante o feriado prolongado da Proclamação da República, em 15 de novembro, e o ponto facultativo entre 18 e 19 de novembro, coincidindo com a Cúpula do G20.

+ LEIA TAMBÉM: Operação prende dois durante ‘rolezinho’ de moto em Niterói

A iniciativa, que ocorrerá de 11 a 14 de novembro, das 7h às 18h, busca atingir a meta de 300 doações de sangue e ao menos 10 doadores de plaquetas diariamente.

Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, as doações tendem a cair durante feriados, enquanto a demanda por sangue e plaquetas pode aumentar.

“Estamos nos antecipando para evitar um impacto maior nas nossas reservas. Precisamos aumentar a média diária de doações, que está abaixo da meta ideal”, destacou Amorim.

Estoques em queda constante

O Hemorio vem registrando uma redução constante nos estoques de sangue. Em agosto, a unidade já havia observado uma queda de 5% nas doações, levando à campanha “Influ do Bem”, que coletou 1.732 bolsas de sangue em referência às Olimpíadas de Paris. Além do Hemorio, o estado possui 27 hemocentros distribuídos em diversas cidades e 12 pontos de coleta na capital.

Em 2023, o Hemorio já contabilizou 75 mil doações, enquanto em 2022 foram registradas 85.360 bolsas coletadas. A expectativa é que a nova campanha ajude a elevar o número de doações e garanta a segurança dos estoques durante o período.

Quem pode doar sangue

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis, acompanhada de cópia dos documentos de identidade.

Além disso, o doador deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não consumir álcool 12 horas antes.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Quem tem tatuagens ou piercings deve aguardar seis meses para doar, e piercings em áreas orais ou genitais são impeditivos enquanto houver uso.

Para mais informações, os doadores podem consultar o Hemorio pelo telefone 0800 282 0708 ou nas redes sociais (@hemorio). O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio.

Doação de plaquetas: um processo especial

Diferente da doação comum, a coleta de plaquetas ocorre por meio de um processo chamado aférese, no qual o sangue do doador é filtrado para extração apenas das plaquetas, sendo o restante do sangue retornado ao corpo.

+ LEIA TAMBÉM: Vazamento de gás causa interdição em Avenida de São Gonçalo – Vídeos

Esse procedimento dura aproximadamente uma hora. Para doar plaquetas, é necessário ter ao menos 150 mil plaquetas, conforme exame realizado no Hemorio.

O Hemorio recomenda agendar a doação de plaquetas devido ao tempo de coleta mais longo. Interessados podem agendar pelo telefone (21) 96463-8072.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *