Estado do Rio de JaneiroNorte FluminenseRio de Janeiro - Capital

Prova avalia alfabetização de crianças em Magé e 92 municípios

Alfabetiza RJ aplica avaliação em 92 municípios fluminenses, diagnosticando leitura e escrita nas escolas do Ensino Fundamental.
Fotos: André Feltes/In Pacto/Seeduc-RJ

A prova “Alfabetiza RJ”, destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, começou a ser aplicada em todo o Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 8 de novembro. A iniciativa, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tem o objetivo de avaliar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes e garantir que todas as crianças da rede pública estejam alfabetizadas. A ação envolve os 92 municípios fluminenses e visa corrigir falhas educacionais desde as séries iniciais, prevenindo problemas futuros.

Durante o primeiro dia de avaliação, a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Educação, Myrian Medeiros, esteve na Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, em Magé. Ela destacou que a prova busca preparar os alunos para uma transição fluida ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, assegurando que desenvolvam as competências necessárias em todas as disciplinas, o que também contribui para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A professora Myrian comentou sobre a importância do diagnóstico educacional. Segundo ela, a avaliação ajuda as redes municipais a planejarem ações e políticas públicas voltadas para o aprimoramento dos resultados escolares, além de prevenir o abandono e a evasão. “Esse é o segundo ano dessa avaliação diagnóstica, que auxilia na organização das redes para um ensino mais eficiente, reduzindo a distorção idade-série e promovendo avanços no Ideb”, explica Myrian, também membro do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CEEC).

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, reforçou a importância do Alfabetiza RJ como estratégia de fortalecimento da base educacional no Estado. Ela destacou os esforços do governo estadual em garantir que os alunos do Ensino Fundamental desenvolvam plenamente suas habilidades de leitura e interpretação. Segundo Roberta, a avaliação aponta áreas que necessitam de mais atenção para que os estudantes alcancem o Ensino Médio bem preparados.

Firmamos o compromisso e estamos trabalhando para que essa base sólida melhore o ensino em todo o estado”, afirma a secretária.

Sandra Ramaldo, secretária de Educação de Magé e integrante do Comitê Estratégico Estadual, também enfatizou o valor da avaliação. Ela afirmou que a parceria entre os entes federativos tem trazido melhorias visíveis na alfabetização, e que o diagnóstico permitirá entender até que ponto os alunos conseguem ler e interpretar textos. “Esse trabalho conjunto já mostra resultados, e a avaliação permitirá que avancemos ainda mais na formação dos estudantes”, observa Sandra.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, em colaboração com os municípios e a União, segue comprometida com a melhoria da educação. Através do Alfabetiza RJ, a rede pública trabalha para aumentar a motivação dos alunos, melhorar o desempenho no Ideb e possibilitar a continuidade dos estudos no Ensino Médio e Ensino Superior.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *