PolíciaRio de Janeiro - Capital

Polícia e Light descobrem ‘gato’ de energia em clínica na Zona Sul

Polícia e Light descobrem 'gato' de energia em clínica na Zona Sul

Polícia e Light descobrem ‘gato’ de energia em clínica na Zona Sul | Divulgação/Light

Técnicos da Light e agentes da Polícia Civil encontraram um “gato” de luz em uma clínica de estética em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A operação, realizada com apoio do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), confirmou a fraude no medidor de energia. A irregularidade foi detectada durante uma perícia detalhada no local, e o problema vem ocorrendo desde julho de 2024.

+ LEIA TAMBÉM: Mergulhão de Campo Grande terá interdições noturnas

Conforme as estimativas da Light, o desvio mensal de energia na clínica chega a cerca de 3 megawatt-hora, o equivalente a R$ 3 mil em contas de luz não pagas. Com base no artigo 155 do Código Penal, os responsáveis pela clínica poderão enfrentar uma pena de até oito anos de prisão devido ao crime de furto de energia.

De acordo com dados da Light, entre janeiro e agosto de 2024, foram identificadas 2.409 fraudes elétricas semelhantes em residências e estabelecimentos comerciais. Essas inspeções resultaram na regularização de cerca de 121.520 instalações que estavam utilizando energia de maneira irregular.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Durante o período de fiscalização, a empresa recuperou aproximadamente 97 gigawatts de energia, quantidade suficiente para abastecer 40 mil residências durante um ano. A concessionária destaca que, entre seus clientes, 35% praticam algum tipo de furto de energia, o que representa um prejuízo anual estimado em R$ 800 milhões.

Além do impacto financeiro, a Light alerta para os riscos das ligações clandestinas, como incêndios e acidentes que podem comprometer a segurança dos moradores e dos próprios estabelecimentos. Esse tipo de fraude também aumenta o risco de interrupções no fornecimento de energia, problema comum nos meses de verão, quando o consumo costuma ser mais elevado.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia