O Juízo da 72ª Zona Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro liberou, nesta terça-feira (24), a divulgação do resultado da pesquisa do Instituto Intelligence, contratada pelo jornal O Fluminense. O impedimento de publicação dos resultados havia atendido a pedido de impugnação da pesquisa feito pelo candidato Rodrigo Neves (PDT).
A suspensão, decretada liminarmente, se baseou em alegações de erros no plano amostral. Todavia, o Instituto Intelligence reconheceu um erro material no registro de escolaridade dos eleitores entrevistados. Entretanto, garantiu que a coleta de dados ocorreu corretamente.
Assim sendo, após a reavaliação, a juíza Simone Novaes, da 72ª Zona Eleitoral, determinou a liberação dos resultados. Ela considerou, sobretudo, que não houve manipulação dos dados.
Em relação à renda dos eleitores, a Justiça aceitou as explicações da defesa, que utilizou outro parâmetro fornecido pelo IBGE. Dessa forma, a juíza concluiu que as falhas não representavam uma tentativa de distorcer os resultados, mas sim o uso de um critério estatístico diferente.
Rodrigo Neves na liderança
A pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor — indicou a possibilidade de vitória de Rodrigo Neves (PDT) no primeiro turno, com 46,5% dos votos totais, incluindo brancos e nulos. Esse percentual supera a soma de todos os outros candidatos, porém, a eleição em primeiro turno só não se concretiza devido aos 6,8% de eleitores indecisos.
O candidato Carlos Jordy (PL) aparece em segundo lugar, com 26,1% das intenções de voto. Em seguida, Talíria Petrone (PSOL) tem 6,6%, Bruno Lessa (Podemos) registra 3,8%, Alessandra Marques (PCO) alcança 1,8%, Danielle Bornia (PSTU) tem 1,3% e Guilherme Bussinger (Mobiliza) completa a lista com 0,8%. Votos brancos e nulos somam 6,3%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-06646/2024. Conforme dados informados pelo instituto ao TSE, 1.100 eleitores foram entrevistados entre os dias 14 e 15 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança estabelecido em 95%.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Carlos Jordy lidera nesse quesito, sendo rejeitado por 40,1% dos eleitores de Niterói. Rodrigo Neves aparece com 22,3% de rejeição, seguido por Talíria Petrone, com 5,5%, e Bruno Lessa, com 4,6%.
Outra pesquisa confirmada
No último fim de semana, a Justiça Eleitoral já havia liberado uma outra pesquisa, realizada pelo instituto Gerp. Inicialmente, essa pesquisa também havia sido suspensa por decisão da 72ª ZE. Porém, teve liberação após o instituto comprovar que a pesquisa foi paga com recursos do jornal Tribuna da Imprensa, e não com verbas do fundo partidários, como inicialmente alegado. Também nessa sondagem, Rodrigo Neves mantém liderança folgada, bem como vence no primeiro turno.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI