Leste FluminenseNiterói

Niterói lança portal para combater queimadas

Niterói lança portal para combater queimadas

Niterói lança portal para combater queimadas | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói terá, a partir desta semana, uma nova ferramenta digital para fazer o acompanhamento de focos de incêndio em tempo real para controle, ação e mitigação de danos. Trata-se do Portal Niterói Contra Queimadas, fruto de parceria entre o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura (SIGeo) e a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG). O Portal poderá ser acessado pelo site e pelo site do SIGeo.

O Portal está inserido em um contexto no qual a tecnologia está mudando a forma como as cidades lidam com eventos extremos como os incêndios, e tornam a gestão de riscos, a proteção da comunidade e de áreas verdes mais eficaz e estratégica. Com sistemas avançados, é possível realizar o mapeamento de áreas de risco e identificar locais na cidade mais suscetíveis a incêndios florestais ou urbanos.

+ LEIA TAMBÉM: ►Apoio de Sonia Guajajara reforça candidatura de Talíria Petrone em Niterói

Esses sistemas, combinados a dados meteorológicos, permitem prever condições favoráveis para o surgimento de incêndios, como altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes. Com isso, as equipes podem ser acionadas com muito mais rapidez e precisão.

Niterói lança portal para combater queimadas

Niterói lança portal para combater queimadas | Divulgação/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura está adotando tecnologia avançada para identificar potenciais riscos de incêndio. Estão sendo utilizados sensores de satélites da NASA que, através de uma combinação de tecnologias como a detecção de radiação infravermelha, monitoram a superfície terrestre de forma contínua. Quando um incêndio ocorre, ele libera calor, o que é captado pelos sensores dos satélites.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

No Portal Niterói Contra Queimadas, será possível acessar dois mapas interativos pela nova tecnologia, com dados e informações das ocorrências de incêndios pela Defesa Civil e o monitoramento de incêndios de grande proporção. Haverá um mapa de Niterói e outro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O monitoramento de toda a cidade e da região será realizado em tempo real, o que ajuda na prevenção e nas ações de respostas.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos, o que permite uma resposta mais rápida e eficiente. Na página principal, há três seções destinadas à legislação sobre queimadas; as ações preventivas que a Defesa Civil realiza na cidade e o painel de monitoramento dos dados de focos de incêndio.

Esse painel possui o recorte territorial de Niterói e os dados indicam os eventuais focos de incêndio de grande proporção. No painel é possível a visualização do número de focos de incêndio em indicadores e gráficos temporais. Em breve, outros dados serão inseridos, como as ocorrências do Corpo de Bombeiros.

Ações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Niterói atua em várias frentes com agentes, voluntários e tecnologia para minimizar os efeitos das mudanças climáticas e eventos como as queimadas. O Morro da Boa Vista (Centro); o Morro do Morcego (Jurujuba); o Parque da Cidade (São Francisco); e o Morro do Bonfim (Fonseca) possuem quatro sensores de detecção de fumaça capazes de alertar sobre eventuais focos de incêndio.

+ LEIA TAMBÉM: ►Campanha de Rodrigo Neves superlota Icaraí com diversos atos políticos

A tecnologia implantada pela Prefeitura visa colaborar para a proteção destes locais e ajudar a minimizar riscos. As quatro localidades são as primeiras de Niterói a receberem os sensores de detecção de fumaça. A implantação dos sensores é uma parceria da Prefeitura de Niterói com a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA).

Niterói lança portal para combater queimadas

Niterói lança portal para combater queimadas | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói vai ganhar novos recursos para otimizar as respostas às queimadas. Três estações meteorológicas focadas na qualidade do ar serão instaladas, até o final de outubro, no Horto do Fonseca, na Praça Jardim São João (Centro) e na Praça do Cafubá. Estas estações vão registrar concentrações de poluentes atmosféricos para obter a qualidade do ar. Os equipamentos também vão medir variáveis que auxiliam na avaliação das condições meteorológicas como, por exemplo, o monitoramento de fogo em vegetação.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

O uso crescente da tecnologia é um complemento a uma rede de prevenção construída entre a Prefeitura e a população desde 2014, quando foi lançado o Programa Niterói Contra Queimadas. Uma das atividades mais importantes é a formação de voluntários treinados pela Defesa Civil para fazer o monitoramento preventivo de focos de incêndio. Uma vez formados, esses voluntários passam a fazer parte do Núcleo de Voluntários da Defesa Civil Contra Queimadas. Hoje, o chamado NUDEC Queimadas possui cerca de 700 voluntários.

Também são realizadas com frequência rondas preventivas para conscientizar a população sobre maus hábitos que podem iniciar focos de incêndio. Equipes compostas por vários órgãos municipais percorrem toda a cidade regularmente, principalmente as áreas mais suscetíveis à incidência de fogo em vegetação.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *