Comunidades do Complexo do Salgueiro, localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vivenciaram uma manhã de tensão nesta quarta-feira (04), com tiroteios, barricadas e veículos incendiados. Segundo informações da Polícia Militar, não há operações policiais em andamento na área, mas o policiamento foi intensificado para conter a violência.
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói lidera em governança no Connect Smart Cities 2024
A ação dos criminosos parece ter como objetivo impedir a entrada de forças policiais. Na terça-feira (03), equipes do 7º BPM (São Gonçalo) removeram barricadas que bloqueavam diversas vias de acesso ao complexo de favelas, o que pode ter desencadeado a reação dos grupos armados.
Devido ao clima de insegurança, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e o Governo do Estado decidiram fechar onze escolas da rede pública, sendo oito municipais e três estaduais. Na rede estadual, pelo menos 650 estudantes foram diretamente afetados pela suspensão das aulas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Além disso, seis unidades municipais de saúde, incluindo clínicas da família e centros de atendimento, tiveram suas atividades interrompidas. Apesar da situação tensa, o Hospital Estadual Alberto Torres e a UPA Colubandê continuam funcionando normalmente, garantindo atendimento à população.
A Polícia Militar confirmou o reforço do policiamento no Complexo do Salgueiro. Até o momento, não foram registradas prisões, apreensões ou feridos em decorrência dos confrontos. A 72ª DP (São Gonçalo) já instaurou um inquérito para investigar a atuação dos criminosos na região, visando identificar e responsabilizar os envolvidos.
Lista de Escolas e Unidades de Saúde Fechadas
Escolas Municipais:
- Pastor Haroldo Gomes
- Carlos Drummond de Andrade
- Professora Niuma Goulart Brandão
- João Aires Saldanha
- Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira
- Salgado Filho
- Marinheiro Marcílio Dias
Unidades de Saúde da Família:
- Carlos Chagas
- Palmeiras
- Albert Sabin
- CSU Salgueiro
- Leôncio Corrêa
- Neuza Goulart Brizola