Baixada FluminenseEstado do Rio de Janeiro

Polícia Federal prende secretário de Educação de Belford Roxo

 

Polícia Federal prende secretário de Educação de Belford Roxo

Polícia Federal prende secretário de Educação de Belford Roxo | Reprodução

Em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, o Secretário de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, foi preso nesta terça-feira (9/7). Pesa contra ele a gravíssima acusação de uma velha e nefasta prática de corrupção política: o desvio de verbas destinadas à merenda escolar das crianças da cidade.

A operação tem comando federal por se tratar, sobretudo, de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desse modo, a investigação aponta um esquema criminoso que desviou cerca de R$ 6 milhões dos cofres públicos.

Agentes públicos e empresas em conluio

Segundo a PF, agentes públicos da Secretaria de Educação, em conluio com empresas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes, articularam um esquema de pagamentos superfaturados. Para isso, usavam documentação falsa utilizada para justificar os valores exorbitantes repassados às empresas em troca de propina.

+ LEIA TAMBÉM: ► Usuários de trens da Supervia enfrentam transtornos nesta terça (9)

 

A investigação revelou, em suma, que o dinheiro desviado tinha como objetivo o pagamento de propina aos agentes públicos envolvidos no esquema. Na casa de um dos investigados, houve a apreensão de 300 mil Euros em espécie, correspondentes a cerca de R$ 1,8 milhão. Dessa forma, ficou evidente a magnitude do esquema de corrupção que grassava na secretaria de Educação.

Em resumo, os investigados vão responder pelos crimes de uso de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *