
Previsão do tempo Rio de Janeiro: quinta-feira, 30 de maio, dia de celebrar Corpus Christi | Vatican News
Dados do Instituto Climatempo indicam que, nesta quinta-feira (30), a cidade do Rio de Janeiro terá muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol. Contudo, não há possibilidades de chuva ao longo do dia. Desse modo, as temperaturas mínima e máxima ficarão entre 17 e 24 graus, respectivamente.
+ LEIA TAMBÉM: ► Rio estende manto de fé ao Corpus Christi; veja programação
A cidade terá um dia de clima estável e temperatura amena. Porém, segue o alerta para a formação de grandes ondas nas praias do litoral sudeste, pelo menos até o fim da semana. Logo, ondas de 2,5 a 3 metros de altura devem afetar as praias cariocas. O mesmo aviso vale para o litoral sul do estado, Leste Fluminense, e Região dos Lagos, até Arraial do Cabo. Apesar das condições favoráveis ao surfe, somente entre no mar com total segurança.
+ LEIA TAMBÉM: ► Atenção motoristas cariocas: Faixas reversíveis suspensas na sexta-feira
Sem chuvas
Na terça-feira, uma segunda frente fria chegou ao estado. A primeira, chegou na sexta-feira (24). Por isso, choveu durante alguns períodos desde o final de semana, bem como as temperaturas diminuíram fortemente em diversas regiões fluminenses. Mas de acordo com a previsão para os próximos dias, o sol volta a aparecer gradualmente. Assim, o clima na cidade maravilhosa e em boa parte do estado deve permanecer ameno e sem previsão de chuvas, pelo menos até o final desta semana.
Temperatura, ventos, sol e umidade
Assim sendo, as temperaturas vão se manter estáveis. A temperatura máxima, de 24 graus, está prevista para o período da tarde, exceto de manhã cedo, com 17 graus, às 6h; e mais tarde, às 22h, 19 graus.
Segundo o Climatempo, a umidade relativa do ar (UMR) terá percentagem mínima de 64% e máxima de 82%. A incidência máxima ocorre entre às 22h, enquanto que a mínima, às 12h.
+ LEIA TAMBÉM: ► Saúde no Corpus Christi: Veja como funcionam as unidades na cidade do Rio de Janeiro
Entre 6h e 12h, haverá declínio progressivo, de 77% até 64%, enquanto que a partir das 16h, a UMR torna a subir, de 68% para 82%, às 22h.
O sol nasce em Niterói às 6h25min09seg e, em contrapartida, se põe às 17h15min21seg.
Já o vento sopra na direção oés-sudoeste, na velocidade média de 16km/h mas com picos de 19km/h no período da tarde.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Conforme dados históricos dos últimos 30 anos, o Rio tem média mensal de chuva no mês de maio de 81mm, no acumulado. Apesar da forte onda de calor e tempo seco, que atingiu fortemente a cidade nos 20 primeiros dias do mês, os últimos dias de chuva perfazem o total de 49 milímetros registrados até então. Ou seja, 60% do esperado, segundo dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.
Conforme as previsões mais recentes do Instituto Climatempo de ausência de chuvas até o final da semana, o Rio de Janeiro ficará 40% abaixo da média histórica do mês de maio em volume pluviométrico.