
Arte do enredo da Viradouro virá de concurso em Pernambuco | Banco de Imagens da Alerj
A escolha da arte do enredo da Unidos do Viradouro, para o Carnaval 2025 acontecerá através de um concurso cultural. A escola niteroiense promove a iniciativa em parceria com a Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.
Desse modo, poderão participar alunos e servidores das 96 escolas englobadas pela Gerência Regional que tenham cursos técnicos de Arte Visual. As instituições estão localizadas nas cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda e Paulista.
A vermelho e branco niteroiense contará, no próximo carnaval, a história de “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”. Trata-se de uma entidade afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Em Pernambuco, na primeira metade do século 19, o quilombo do Catucá era foco de resistência e viu seu último líder, João Batista, o Malunguinho, ser duramente perseguido por seus atos libertários.
LEIA TAMBÉM: ► Viradouro anuncia enredo para 2025
Em suma, a ideia de promover o concurso com os artistas de Pernambuco surgiu porque o carnavalesco Tarcísio Zanon se inspirou na relação de João Batista, o Malunguinho, com o Estado. A entidade afro-indígena surgiu na metade do século 19 na região e liderou o Quilombo Catucá.
A partir desta quinta-feira (25), os interessados podem enviar suas criações para o e-mail [email protected] , sendo que a data-limite para o envio das obras concorrentes é 15 de maio. Também nesta quinta-feira, a Viradouro publica, em suas redes sociais, um vídeo no qual o carnavalesco Tarcísio Zanon vai dar algumas orientações aos candidatos.
“Acredito na integração cultural que esse concurso irá promover. O cartaz da Viradouro vai valorizar o traço do artista pernambucano, que vive na mesma região em que o personagem principal do nosso enredo viveu”, afirma o carnavalesco.
LEIA TAMBÉM: ► Mestre Ciça segue na Viradouro
Técnico em Promoção de Igualdade Racial e Étnico-Racial e atuando na Gerência Regional de Educação pernambucana, o professor João Monteiro, está otimista com o resultado da parceria com a Viradouro.
“Creio que o concurso será recebido com bastante entusiasmo. Os alunos, servidores e suas comunidades estão familiarizados com os programas efetivados pela GRE e as relações com a diversidade cultural. Recife e a Região Metropolitana possuem ampla diversidade cultural e o samba faz parte desse caldeirão cultural”, conclui o professor.
LEIA TAMBÉM: ► Viradouro renova com puxador Wander Pires
Por fim, o vencedor do concurso terá como prêmio o direito de desfilar na Viradouro em 2025. O resultado terá anúncio no dia 25 de maio. A arte escolhida estará estampada em todos os produtos criados pela escola referentes ao enredo do próximo desfile, como banners, camisetas e bonés, por exemplo. Todas as regras do concurso estarão disponíveis no site www.unidosdoviradouro.com.br.