O youtuber venezuelano Oscar Alejandro Pérez Martínez, conhecido como Oscar Alejandro, foi detido no domingo (30). O fato ocorreu no aeroporto internacional Simón Bolívar de Maiquetía, na Venezuela, quando pretendia viajar para Canaima. A família do youtuber denuncia que ele foi acusado de estar vinculado a “atividades terroristas”.
Oscar Alejandro, que tem 1,8 milhão de seguidores no YouTube e 580.000 no Instagram, foi detido por agentes do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional) e levado para a divisão antiterrorismo da Polícia Científica (Cicpc) em Caracas.
►Leia mais notícias Internacionais aqui
Até o momento, as autoridades venezuelanas não se pronunciaram sobre o caso. A família de Oscar Alejandro afirma que a detenção está relacionada a acusações de “atividades relacionadas com o terrorismo”. Contudo, não há detalhes específicos sobre as supostas atividades.
Desde o início do ano, as autoridades venezuelanas denunciaram ao menos seis supostos planos de terrorismo e conspirações contra o governo, que resultaram em mais de 40 detenções, incluindo militares e ativistas.
Oscar Alejandro, que mora nos Estados Unidos, já visitou 28 países e em seus programas apresenta os locais turísticos e a vida em cada país. O mais recente país que visitou foi a Nicarágua.