Um motorista de van foi preso nesta terça-feira (26) após tentar fugir de uma abordagem da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A perseguição em alta velocidade causou pânico nos passageiros, que pediam para o veículo parar.
Uma das passageiras chegou a pedir para o motorista abrir a porta para que ela pudesse pular. Dessa forma, outra chutava a porta em uma tentativa de abri-la. O veículo só parou quando foi cercado por viaturas da Seop.
A ação aconteceu durante uma fiscalização de vans na altura da estação Pingo d’Água do BRT, sentido Santa Cruz, com o objetivo de combater o transporte pirata.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Ao tentar abordar uma van, os agentes da CETC (Coordenadoria Especial de Transporte Complementar) se depararam com o veículo dando ré e seguindo no sentido contrário da via.
Com o apoio do BRT Seguro, os agentes iniciaram uma perseguição ao veículo, que só foi interrompida quando a van foi cercada.
“A van estava com passageiros, que pediam ao motorista para parar o veículo. O condutor colocou a vida das pessoas em risco, tanto as que estavam dentro da van quanto as que estavam passando na rua. Ele só parou quando os agentes interceptaram a van”, informou a Seop.
Enfim, o condutor não possuía carteira de habilitação e o veículo estava em mau estado de conservação, com o licenciamento atrasado. Assim, ele foi conduzido à 43ª DP (Guaratiba) e o veículo foi removido para o depósito público.