Luana Marques, 33 anos, fonoaudióloga em Taguatinga (DF), emociona-se ao relatar como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) possibilitou sua graduação.
“Se não fosse pelo programa, não teria condições de pagar a faculdade”, afirma. Formada há dois anos, ela celebra a escolha profissional e as conquistas diárias com seus pacientes.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
As inscrições para o Fies 2024/1 começam nesta semana e se estendem até sexta-feira (15). Para participar, o candidato precisa ter realizado o Enem e ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Novidades do programa
Nesta edição, o Fies oferece 112.168 vagas, com 67.301 para o primeiro semestre. Uma das novidades é o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico e permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Outra mudança é a possibilidade de escolher até três opções de cursos de diferentes áreas do conhecimento, ampliando as oportunidades para os candidatos.
Luana, antes vendedora, sonhava em cursar fonoaudiologia. A mensalidade de R$ 1,7 mil parecia inatingível. Com o Fies, o valor caiu para R$ 250, tornando o sonho possível. Hoje, ela ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem a comunicação, transformando vidas.
Inscrições e resultados
Para se inscrever no Fies, basta acessar o site do programa e fornecer os documentos exigidos. O resultado da pré-seleção será divulgado em 21 de março, e os pré-selecionados deverão complementar as inscrições entre 22 e 26 do mesmo mês. A lista de espera fica disponível de 28 de março a 30 de abril.