Alunos da Escola Municipal Rubens Berardo, localizada no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, foram flagrados sentados em caixotes devido à falta de carteiras escolares na unidade. Um vídeo divulgado nesta segunda-feira mostra pelo menos duas crianças utilizando cadeiras improvisadas durante uma aula na semana passada.
Julia Borges, mãe de um dos alunos, relatou que tanto professores quanto funcionários estão tentando contornar a situação precária de infraestrutura na escola. Ela destacou que em alguns momentos não há aulas devido à falta de professores.
“Eu recebi um vídeo das crianças sentadas num caixote. Por falta de cadeira, mesa. E como tinha muito suporte, chegaram crianças novas na sala de aula, e não tinha mesa, não tinha cadeira para poder acomodá-las”, disse a mãe.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação reconheceu que “a direção da escola falhou ao não reportar à Secretaria sobre a falta de carteiras para o ano letivo”. A Secretaria afirmou que recebeu o relato pela imprensa e imediatamente providenciou o envio de carteiras do seu armazém para a escola.
Além disso, foi instaurada uma sindicância para investigar a aparente negligência por parte da direção da escola. A Secretaria negou a falta de professores na unidade, assegurando que todas as turmas estão sendo atendidas. Quanto aos uniformes, a pasta informou que ajustes de tamanhos de calçados foram realizados e entregues aos alunos nesta segunda-feira.