
Foto: AAP
Eliminação na estreia. Isto foi o que aconteceu com o Audax, que disputou nesta quarta-feira (21) uma partida pela Copa do Brasil pela primeira vez na história. Jogando no Estádio Elcyr Rezende, em Bacaxá, distrito de Saquarema, a equipe atualmente sediada em Maricá empatou em 0 a 0 com a Portuguesa carioca e deu adeus a competição.
De acordo com o regulamento, a primeira e segunda fases são disputadas em partidas únicas. No primeiro jogo, o time de pior colocação no ranking da CBF tem o direito de mando, mas o visitante tem a vantagem do empate. Com o placar sem gols, o resultado classificou o time da Ilha do Governador a próxima fase.
A partida foi de poucas chances para os dois lados. Precisando vencer, o Audax tinha mais posse de bola, mas quem levou algum perigo no primeiro tempo foi a Portuguesa. O melhor lance foi um penalti a favor para a Lusa, mas o atacante Hernane Brocador, ex-Flamengo, bateu mal e o goleiro do Audax Anderson Max defendeu.
O segundo tempo continuou com um ritmo lento, até o zagueiro da Lusa Diego Guerra, interrompeu um promissor contra-ataque com falta. Como era lance perigoso e só tinha o defensor como último homem de linha, o jogador recebeu direto o cartão vermelho. A partir daí, o Audax se lançou ao ataque. Mas nem assim o gol saiu.
Apesar da vantagem numérica em relação ao jogadores, o time mandante pouco ameaçou a meta do goleio Dida. E quando o fez, perdeu chances claríssimas. Aos 38 minutos, o atacante Diego Alvez obrigou Dida a fazer boa defesa. Já aos 43, o mesmo jogador recebeu uma linda ajeitada de cabeça de Acácio e, na entrada da pequena área, mandou a bola para fora.
Com a fragilidade ofensiva do Audax, a Lusa passou a controlar a bola no campo de ataque, mesmo com um jogador a menos. E assim foi até o árbitro encerrar a partida.
Com a eliminação da Copa do Brasil, ao Audax só resta cumprir tabela no Campeonato Carioca. O time tem mais dois jogos nesta competição, mas já está rebaixado para a segunda divisão.
A Portuguesa, além de seguir no torneio nacional, também disputa mais dois jogos pelo Carioca e precisa de uma combinação de resultados para conseguir a classificação das semifinais do estadual.