Em um mundo cada vez mais consciente do papel que se deve ter sobre a qualidade do meio ambiente, os carros elétricos conquistam novos adeptos pelo fato de ser um veículo de energia limpa. Ou seja, não poluente. E a tendência é que em 2024 a alta nas vendas seja ainda mais expressiva.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mês de novembro registrou um crescimento de emplacamentos desses veículos em impressionantes 340%. Enquanto no mesmo período de 2022, emplacou-se 727 carros do tipo, neste ano o total foi de 3197.
Especialista no assunto, Igor Bastos explica que já um projeto em desenvolvimento onde se capta carbono de algas marinhas, o que permite o surgimento de mais uma fonte de energia limpa.
“Existe hoje um projeto de macroalgas marinhas da espécie kappaphycus alvarezii, que é uma das principais fontes de neutralização do carbono. Após capturar estes carbonos, reaproveitam-se as algas para a produção de cosméticos, rações e outros, de modo totalmente sustentável e inteligente até mesmo para a agricultura, que posteriormente recebe uma biomassa para reaproveitamento”, comentou.
Niterói deve substituir frota a partir de 2024
Em Niterói, há a expectativa da prefeitura substitui já no ano que vem parte da frota oficial por veículos elétricos., com o aluguel de 150 veículos elétricos. Além da locação dos carros elétricos, o Executivo niteroiense deve realizar uma concorrência para implantar infraestrutura (painéis solares fotovoltaicos) para carregar esses veículos.