A Sinfônica Ambulante está próxima de se tornar, oficialmente, patrimônio cultural imaterial de Niterói. O projeto de lei 109/2023, que reconhece a fanfarra como um bem cultural da cidade, teve aprovação na Câmara Municipal na Sessão desta quarta-feira (06/12). Todavia, para que seja convertida em lei, a proposta deve ser sancionada pelo prefeito Axel Grael, no prazo de 15 dias após seu recebimento.

Sinfônica Ambulante | Reprodução
A Sinfônica Ambulante teve sua fundação em 2011. Desde então, tem ocupado os espaços públicos de Niterói com muita música e alegria. A fanfarra se trata de uma expressiva manifestação cultural e já se tornou um dos pontos altos do Carnaval, atraindo multidões por onde passa.
LEIA AQUI: Lançamento do Polo Gastronômico de Jurujuba

Vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol) | Reprodução
“Sem dúvidas, durante seus 12 anos de existência, a Sinfônica é um dos pontos altos do Carnaval do Rio de Janeiro, atraindo multidões por onde passa e é a atual bicampeã do Estandarte de Ouro (2022 e 2023) do portal About Carnaval”, disse o vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), autor da proposta.
A fanfarra conta com a participação de músicos de todas as idades e origens. Tem repertório eclético, incluindo samba, rock, funk music, forró, maracatu, salsa e jazz. Desse modo, não faltam animação e descontração em seus shows. Além disso, há muito improviso e interação com o público.