Em julho deste ano, o FOLHA DO LESTE contou a história do projeto social Caixa Mágica, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói. Com o objetivo de trazer mais uma atividade para crianças em vulnerabilidade social da Região Oceânica, a ação lançou a Oficina de Fotografia.
A fundadora da Caixa Mágica, Leidemar Cariás, explicou que a ideia é fruto de uma cooperação com a fotógrafa do projeto, Maria Clara Marchito. Segundo Leidemar, a ideia é proporcionar a interação entre as crianças e, quem sabe, proporcionar um direcionamento para o mercado profissional na área da fotografia.
“Piratininga é um lugar maravilhoso, encantador. Porque onde você para você tira uma foto, é uma bela de uma paisagem. Maria Clara é a nossa fotógrafa do projeto e trabalha desde os 13 anos e se dispôs a dar o curso inteiramente gratuito para as crianças e adolescentes do bairro. A gente conseguiu várias camerazinhas fotográficas antigas para iniciar as atividades para abrir a mente dessa garotada”, explicou.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Maria Clara destacou a importância da oficina em proporcionar que esses jovens, que talvez jamais tivessem a oportunidade de ter acesso ao mundo da fotografia, possam praticá-la seja como hobby ou, mais para frente, como uma profissão, de modo a obter uma renda complementar.
Eloa ressaltou ainda que os cursos de fotografia presenciais estão cada vez mais difíceis de serem encontrados.
“A gente está sempre explorando a criatividade das crianças e também ensinando a parte técnica. Nós fazemos várias experimentações com as câmeras, seja de fotografia até a parte de vídeo também, inclusive a parte de edição. Então, todo material que elas produzem ali nas dinâmicas, elas também editam depois, então elas aprendem o processo inteiro”, comentou a fotógrafa.
As oficinas acontecem todas às segundas-feiras, sempre às 15h, na Casa Caixa Mágica, localizada na Praia de Piratininga. Quem quiser obter mais informações sobre a iniciativa ou quiser colaborar doando câmeras e outros materiais, pode entrar em contato através do telefone (21) 99135-4901.