Leste FluminenseNiterói

Niterói é destaque em evento sobre governo digital na França

Niterói é destaque em evento sobre governo digital na França

Foto: Divulgação – Ascom

A convite do evento Digital Society, Digital Cities, realizado na última semana em Bordeaux, na França, o prefeito Axel Grael esteve presente para compartilhar as experiências do município na área de governos digitais.

Durante a visita, Grael e a secretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Valorização de Resíduos e o Centro de Monitoramento de Captação e Tratamento de Águas Pluviais de Bordeaux, locais responsáveis pela administração sustentável da cidade.

Bordeaux, eleita a cidade mais verde da França, passou por uma transformação urbanística e é considerada um exemplo de mobilidade com seu Plano Estratégico de Mobilidade, que incentiva a utilização de bicicletas, o transporte público e os VLT’s (Veículo Leve sobre Trilhos).

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Durante a visita, Axel Grael destacou as semelhanças entre Niterói e Bordeaux, enalteceu os projetos de transição ecológica e social da prefeitura francesa, e mencionou com orgulho a Moeda Arariboia e o futuro Parque Orla Piratininga, projetos inovadores e premiados que em breve serão inaugurados em sua cidade.

Além disso, Grael visitou a Central Solar de Labarde, uma unidade que produz energia suficiente para suprir a demanda de 34.600 habitantes e evita a emissão de 37.600 toneladas de CO2.

Os projetos de Niterói também foram destaque no evento Digital Society, Digital Cities, que reúne governos municipais de todo o mundo para discutir iniciativas que visam criar um ambiente digital inclusivo e sustentável nas cidades.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Niterói é o único município do Estado do Rio de Janeiro a fazer parte da rede Cities Coalition for Digital Rights, impulsionada pela ONU-Habitat e composta por mais de 50 cidades globais, incluindo Curitiba, Maceió e São Paulo.

Na reunião da coalizão, Axel Grael ressaltou o compromisso de Niterói com os direitos digitais, como o acesso às tecnologias, a transparência de dados e a inclusão digital da população. O prefeito destacou a oportunidade de participar ativamente da rede, trocando experiências com outras cidades e contribuindo para definir as prioridades políticas e de serviços da coalizão.

A presença de Niterói no evento incluiu a participação do diretor de Serviços Digitais da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), Daniel Gaspar, que compartilhou as ações do município em prol dos direitos digitais em um painel ao lado das cidades de Roterdã (Holanda) e Toronto (Canadá).

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *