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Niterói: mobilidade urbana sustentável, uma prioridade

Niterói: mobilidade urbana sustentável, uma prioridade

Foto: Divulgação – Ascom

As motos e bicicletas elétricas se tornaram uma febre em Niterói, cidade conhecida por investir na construção de ciclovias. Agora, esses veículos podem ser parte de um projeto sustentável na cidade. Com baterias de lítio usadas em veículos totalmente elétricos e velocidades de até 80km por hora, a substituição dos motores a combustível fóssil por motores elétricos promove um estilo de vida mais sustentável e até 90% mais econômico.

Davi Souza, sócio-diretor da Ventane Motors, especialista no assunto, afirma que esse novo modelo de mobilidade urbana está alinhado à economia azul, às questões climáticas e à cultura ESG (Ambiental, Social e Governança). Para reforçar o compromisso com a neutralização do carbono, a empresa adquiriu 10 créditos de carbono azul, provenientes de macroalgas marinhas da espécie kappaphycus alvarezii, principal fonte de neutralização de carbono.

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A empresa contratou uma empresa especializada em negócios sustentáveis para calcular sua emissão estimada de CO2 e uma segunda empresa parceira se responsabiliza pelo manejo da biomassa através da secagem e micronização, destinando o material a parceiros da agricultura.

O transporte é um dos maiores emissores de carbono nas regiões metropolitanas, de acordo com o Secretário Municipal de Clima de Niterói, Luciano Paez, que destaca a importância de investir em uma mobilidade cada vez mais sustentável. A Ventane Motors recebeu o Selo Niterói Amigo da Bicicleta, criado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, e pretende participar de um projeto piloto de bicicletas elétricas compartilhadas, alinhando-se com as autoridades locais.

Os veículos são populares entre homens e mulheres de diversas idades, incluindo idosos e pessoas com deficiência (PCD). Existem modelos adequados para cada estilo e necessidade, como as bikes dobráveis para quem se desloca de Niterói para o Rio de Janeiro, podendo ser transportadas em barcas e catamarãs. Para idosos e cadeirantes, os modelos com assento regulável e rodas traseiras adicionais são os mais indicados, garantindo maior segurança.

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É importante ressaltar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, alguns modelos de veículos elétricos exigem a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, é proibido trafegar com esses veículos em rodovias sem acostamento ou faixa de rolamento própria.

Davi Souza, sócio-diretor da Ventane Motors, elogia a cultura sustentável de Niterói e destaca a receptividade das políticas e ações da cidade em relação à mobilidade sustentável e às questões climáticas.

 

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