BrasilPolítica

Brusque, São Simão e Tacaimbó têm novos prefeitos e vereadores

Brusque, São Simão e Tacaimbó têm novos prefeitos e vereadores

Foto: Reprodução

No último domingo (03), os eleitores das cidades de Brusque (SC), São Simão (GO) e Tacaimbó (PE) foram às urnas para as eleições suplementares. A votação ocorreu entre 8h e 17h, no horário de Brasília.

Em Brusque (SC) e São Simão (GO), os eleitores escolheram novos prefeitos e vice-prefeitos, enquanto Tacaimbó (PE) realizou a eleição para a escolha de novos vereadores.

Em 4 de abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por cinco votos a dois, os mandatos do então prefeito e vice-prefeito de Brusque, José Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (DC), por abuso de poder econômico durante a campanha de 2020. Além disso, o empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, também foi considerado inelegível por oito anos. A Corte entendeu que as propagandas e publicações de Hang, com o uso da estrutura e funcionários da Havan, desequilibraram o pleito e prejudicaram os adversários.

Com a cassação do ex-vice-prefeito de Brusque, Fábio Capanema (PP), por improbidade administrativa, dano ao erário e enriquecimento ilícito, ele também se tornou inelegível por oito anos. Pelo princípio de indivisibilidade da chapa, a impugnação da candidatura de Fábio também afetou o prefeito Francisco de Assis Peixoto (PSDB).

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Em Tacaimbó, as eleições suplementares foram necessárias devido à cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da chapa para vereadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido dos Trabalhadores (PT), por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Com isso, cinco dos nove vereadores eleitos tiveram seus mandatos cassados, resultando na anulação de mais da metade dos votos válidos. Conforme a legislação eleitoral, é necessário realizar uma nova eleição suplementar para todas as cadeiras da Câmara Municipal de Tacaimbó.

Em Tacaimbó, foram eleitos os vereadores Marquinho de Arlindo (União), Lia Braúna (União), Clarice de Ramos da Igrejinha (PT), Nazaré de Cláudio do Raio X (União), Murilo da Farmácia (PT), Nadilson Nunes (PT), Vado Veneno (PSB), Mardones Quaresma (PT) e Junior de Josilda (União).

Em Brusque, André Vechi (DC) foi eleito o novo prefeito com 40,54% dos votos válidos. Seu vice é Deco Batisti (PL). A coligação é formada pelo Democracia Cristã, Partido Liberal e Republicanos.

Em São Simão, o candidato Wallisson José de Freitas (Pode) venceu a disputa para o cargo de prefeito com 48,75% dos votos. Eliana Leonel Almeida (Pode) foi eleita vice-prefeita.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil