O tão aguardado primeiro voo comercial internacional da Coreia do Norte finalmente chegou a Pequim nesta terça-feira, 22. Esse acontecimento marca uma flexibilização no bloqueio das fronteiras, que havia sido decretado no início de 2020 em resposta à pandemia de covid-19. Nas últimas semanas, o país não havia demonstrado nenhum sinal de abertura, mas agora parece estar se abrindo para o mundo novamente.
No mês passado, autoridades tanto chinesas quanto russas compareceram a um grande desfile militar em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Esse evento gerou especulações sobre uma possível reaproximação diplomática entre os países. Além disso, na semana passada, uma delegação de atletas norte-coreanos foi autorizada a participar de uma competição de taekwondo no Cazaquistão, o que também indica um afrouxamento das restrições.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
O voo JS151, operado pela companhia estatal Air Koryo, pousou em Pequim às 9h17 desta terça-feira. Corretores da AFP que estavam presentes no aeroporto observaram apenas dois norte-coreanos saindo pelo portão de desembarque. Interessante notar que ambos estavam utilizando cartões com os rostos dos ex-líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il, avô e pai do atual líder Kim Jong Un, respectivamente. Um dos passageiros identificados foi o general Kim Jin, segundo informações do analista Colin Zwirko, do portal especializado em notícias da Coreia do Norte, NK News.