A Prefeitura de Niterói realizará, por conta própria, novo Censo na cidade, para contestar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o recenseamento feito pelo IBGE, o município registrou redução de habitantes.
A previsão de conclusão é abril de 2024. Fontes ouvidas pela FOLHA DO LESTE afirmaram que a Prefeitura teme a redução de recursos do Governo Federal, devido à queda do número de habitantes.
Uma fundação, contratada pela Prefeitura de Niterói, ficará responsável pela realização do trabalho. Recenseadores já começaram a ser contratados.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
De acordo com o Censo realizado pelo IBGE, entre 2022 e 2023, a cidade conta, atualmente, com 481.758 habitantes. Isto representa uma diminuição de 1,19% em relação ao último Censo realizado em 2010.
No ranking de população dos municípios, Niterói ocupa a 7ª posição no estado, a 21ª na região Sudeste e a 44ª no país. Além disso, a cidade apresenta uma densidade demográfica de 3.601,74 habitantes por km², com uma média de 2,47 moradores por residência, conforme apontado pela pesquisa do IBGE.
A reportagem da FOLHA DO LESTE procurou a Prefeitura de Niterói e perguntou como será o cronograma de trabalho do “novo Censo”, bem como qual a queda de receita estimada.
Este texto será atualizado assim que a resposta for encaminhada.
Atualização com nota da Prefeitura de Niterói (17:49)
A Pesquisa por Amostra de Domicílios é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) e integra as ferramentas do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas (SIMAGI), que tem como objetivo aprimorar a gestão da informação e de avaliação das políticas públicas desenvolvidas em Niterói. Diferentemente do Censo Demográfico do IBGE, a pesquisa por amostra probabilística é capaz de viabilizar o conhecimento do município e suas divisões administrativas internas sem que seja necessário entrevistar todos os domicílios.
Portanto, a PMADNit não é um recenseamento da população, mas uma pesquisa idealizada para suprir a carência de dados mais detalhados sobre a cidade, observando as caraterísticas demográficas e socioeconômicas dos moradores, tais como idade, sexo, raça/cor, escolaridade, condições de moradia, de saúde, trabalho e geração de renda, dentre outras.
Informações estas que serão complementares ao CENSO realizado pelo IBGE e são importantes para o aprimoramento das políticas públicas municipais. Uma pesquisa desse porte em âmbito municipal confere autonomia para a Prefeitura de Niterói, que passa a produzir dados mais adequados à sua agenda de políticas públicas.
Mais informações serão detalhadas em breve.