Carnaval 2026Leste FluminenseNiterói

Carnaval 2026: Acadêmicos do Cubango desfile neste domingo na Série Prata para voltar à Sapucaí. Ouça o Samba

Acadêmicos do Cubango desfila neste domingo na Série Prata para voltar à Sapucaí

Sonhando voltar à Sapucaí, Acadêmicos do Cubango desfila pela Série Prata neste domingo (15) apostando em enredo sertanejo no Carnaval 2026 | Reprodução Instagram Cubango

André Freitas

Por André Freitas

Diretor-executivo e repórter do Folha do Leste, desde os anos 1990 cobrindo carnaval direto da Marquês de Sapucaí

Do rio de janeiro  • ÀS 14H05

A Escola de Samba Acadêmicos do Cubango, que se autopromove como a mais querida de Niterói, faz seu desfile neste domingo, 15/02, encerrando a primeira noite de apresentações da Série Prata na Nova Intendente Magalhães. A verde e branco vai ao Rio de Janeiro com a missão de resgatar seu espaço e voltar à Marquês de Sapucaí, após o rebaixamento de 2022. Para fazer de seu desejo realidade, deposita sua esperança numa narrativa lúdica sobre a infância sertaneja.

Nesse sentido, a agremiação aposta em um conceito estético diferente e ousado. Ele funde a espiritualidade do interior brasileiro com a força de um povo que jamais desiste de seus sonhos. Até então, a escola tentou regressar através de enredos de matriz africana, uma marca da agremiação. Entretanto, enfrentou dificuldades nos três desfiles.

O menino sonhador do sertão: Poesia e essência na avenida

Sob a assinatura do carnavalesco André Tabuquine, o enredo propõe que o sertão seja visto como uma essência de vida, e não apenas uma paisagem árida. Nesse sentido, a Cubango busca celebrar a criatividade e a força do povo sertanejo por meio de fantasias e alegorias que exaltam o Brasil profundo. Consequentemente, a proposta visual pretende transformar o chão da Intendente em um castelo de magia, onde o destino de cada criança é vencer.

Comissão de Frente: O reforço técnico de Allan Carvalho

Uma das grandes apostas para este Carnaval é a chegada de Allan Carvalho para comandar a comissão de frente. Atualmente na coordenação do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Allan traz um histórico sólido de trabalhos na Sapucaí e na Intendente. Além de ser niteroiense e dirigir a Ouro Dança, o profissional é reconhecido pelo projeto social “Carnavalizar a Vida”, que forma jovens por meio da arte.

Portanto, a expectativa é de uma coreografia que una técnica erudita e identidade popular. No pavilhão verde e branco, Allan trabalhará em conjunto com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Aline Flores e Wanderson Silva. Assim sendo, a escola busca garantir notas máximas nos quesitos plásticos e de dança, fundamentais para a ascensão à Série Ouro.

Samba-enredo: A vida do sertanejo na voz de Niu Souza

O hino oficial da escola para 2026, interpretado por Niu Souza, reflete a resiliência do povo nordestino. Com versos que citam o mandacaru e o cordel, a composição de Robson Ramos e parceiros convida o público para um “arraiá que virou carnaval”.

Ademais, a letra reforça o amor incondicional da comunidade pelo pavilhão, reafirmando que a fé é o combustível para superar as terras sofridas.

COMPOSITORES: ROBSON RAMOS, NIU SOUZA, VINÍCIUS XAVIER, THIAGO MEINERS, SERGIO CARECA, RAFAEL COUTINHO, PEQUINHO, BOBBY BROWN, ANDERSON LEMOS, MANOLO, NEGO VINNY, PARA DA SOUZA E MILTINHO

INTÉRPRETE: NIU SOUZA

DE PÉ DESCALÇO VAI A MINHA POESIA
FEITO ASA BRANCA VOA IMAGINAÇÃO
CADA RETALHO, UMA HISTÓRIA… FANTASIA
MANDACARÚ FLORECE NO APERREIO DESSE CHÃO
OS OLHOS BRILHAM, NUNCA VI TANTA BELEZA
QUE INSPIRA A CANTURIA DE CORDEL
SE ARRUDEIA, BATE-COXA, SOBE A POEIRA
SOB A ESTRELA QUE ALUMIA O MENESTREL
LA VEM ARTE! NA BOLEIA DE UM SONHADOR
Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô… VENHAM VER! A ALEGRIA CHEGOU!

PINGO DE ESPERANÇA, VENTO DE BONANÇA
PRO VÉIO SERTANEJO VÊ CHUVÊ NO SERTÃO
NA LIDA É VAQUEIRO, NA VIDA, VIOLERO
ENTOANDO A MODA PRA BONITA E LAMPIÃO

ME FIZ UM REI NO CASTELO DE MAGIA
E SONHEI QUE A BRINCADEIRA GANHA VIDA
QUEM CARREGA A FÉ NÃO SENTE MEDO
MEU PADIN, VEM ME VALER NESSE FESTEJO
MESMO NA TERRA JUDIADA E SOFRIDA
NOSSA SEMENTE INSISTE EM CRESCER
NO CORAÇÃO MENINO SEI QUE MEU DESTINO: É VENCER!

É MAIS QUE UM SONHO MEU IDEAL
ESSE ARRAIÁ JÁ VIROU CARNAVAL
VOU ONDE FOR POR SEU VERDE E BRANCO
CUBANGO, EU TE AMO TANTO!

Ordem dos desfiles: Série Prata na Nova Intendente

As apresentações ocorrem em Campinho, na Zona Norte, e contam com transmissão exclusiva à TV Brasil. Confira abaixo o cronograma completo para planejar sua torcida.

Domingo – 15 de fevereiro

HorárioEscola de Samba
18h00Mocidade Unida do Santa Marta
18h40Arrastão de Cascadura
19h20Tubarão de Mesquita
20h00Renascer de Jacarepaguá
20h40União do Parque Curicica
21h20Independente da Praça da Bandeira
22h00Chatuba de Mesquita
22h40Vizinha Faladeira
23h20Unidos de Lucas
00h00Independentes de Olaria
00h40Tradição
01h20Lins Imperial
02h00União de Jacarepaguá
02h40Acadêmicos do Cubango (Niterói)

Segunda-feira – 16 de fevereiro

HorárioEscola de Samba
18h00Império da Tijuca
18h40Flamanguaça
19h20Feitiço Carioca
20h00Siri de Ramos
20h40Acadêmicos da Abolição
21h20Império de Nova Iguaçu
22h00São Clemente
22h40Acadêmicos do Dendê
23h20Acadêmicos do Engenho da Rainha
00h00Unidos de Santa Tereza
00h40Acadêmicos da Rocinha
01h20Acadêmicos de Santa Cruz
02h00Alegria do Vilar
02h40Leão de Nova Iguaçu
03h20Império da Uva

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta