Carnaval 2026MaricáRio de Janeiro - Capital

Urgente: Acidente na Sapucaí com a União de Maricá deixa pessoas atropeladas; escola estoura tempo

Urgente: Alegoria da União de Maricá atropela pessoas na dispersão e agremiação estoura tempo

Urgente: Acidente com última alegoria da União de Maricá atropela pessoas a metros da linha final do desfile e agremiação estoura tempo

André Freitas

Por André Freitas

Diretor-executivo e repórter do Folha do Leste, desde os anos 1990 cobrindo carnaval direto da Marquês de Sapucaí

Do rio de janeiro  • em tempo real

A Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, tornou-se mais uma vez palco de um acidente gravíssimo, dessa vez envolvendo a União de Maricá. O último carro alegórico da agremiação atropelou um número ainda impreciso de pessoas entre a pista e a grade do Setor 12. Isso aconteceu a menos de 5 metros da linha final do desfile, aos 55 minutos, com a escola em desespero para fechar o portão. Como resultado, componentes tentaram empurrar a alegoria para tirá-la da avenida e  o acidente ocorreu.

O acidente com a Maricá na Sapucaí lembra o triste episódio semelhante envolvendo a Paraíso do Tuiuti em sua estreia no Grupo Especial, em 2017, no Setor 1, quando uma alegoria — também a última — atropelou pessoas e deixou uma vítima fatal.  A princípio, a vítima mais grave se trataria de um homem, com fratura exposta. A escola apresentou o enredo “Berenguendéns e Balagandãs” assinado por Leandro Vieira. Anteriormente, a segunda alegoria havia sofrido um incêndio sem vítimas já na dispersão.

Consequências

  • A vítima mais grave — um homem que atuava no apoio e foi atingido pela última alegoria — sofreu uma fratura exposta na perna esquerda.

    • Trajeto: Ele recebeu os primeiros socorros no Posto Médico do Setor 11 e foi transferido de ambulância para o Hospital Municipal Souza Aguiar. O estado de saúde, no momento da remoção, era estável, porém inspirava cuidados cirúrgicos.

  • Tempo Excedido: A União de Maricá estourou o tempo máximo de desfile (55 minutos) em 2 minutos. No desfile de sexta-feira, a Unidos de Bangu estourou o tempo em 1 minuto.
  • Estouro de Tempo: Devido aos problemas com o fluxo dos carros e a evolução das últimas alas, a agremiação não conseguiu fechar os portões dentro do limite estabelecido.
  • Penalização: O atraso deve acarretar perda de décimos valiosos na apuração (provavelmente -0,1 ponto). Para uma escola que disputa o título, trata-se de punição que coloca as chances de campeonato da agremiação em risco. Principalmente, em um grupo onde a disputa acontece de modo muito acirrado. Há apenas uma vaga para acesso ao Grupo Especial, e a agremiação se trata de uma das favoritas

Contexto do Desfile

Até o incidente, a União de Maricá realizava uma apresentação considerada luxuosa e tecnicamente segura. O único problema enfrentado na pista de desfiles até então se resumia justamente à última alegoria, que passou apagada na avenida por falha no seu gerador.

Mesmo com todos os fatores adversos, a escola permanece como uma das postulantes ao título por sua apresentação muito superior às demais agremiações em todos os quesitos.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta