Urgente: Acidente na Sapucaí com a União de Maricá deixa pessoas atropeladas; escola estoura tempo

Urgente: Acidente com última alegoria da União de Maricá atropela pessoas a metros da linha final do desfile e agremiação estoura tempo

Por André Freitas
Diretor-executivo e repórter do Folha do Leste, desde os anos 1990 cobrindo carnaval direto da Marquês de Sapucaí
Do rio de janeiro • em tempo real
A Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, tornou-se mais uma vez palco de um acidente gravíssimo, dessa vez envolvendo a União de Maricá. O último carro alegórico da agremiação atropelou um número ainda impreciso de pessoas entre a pista e a grade do Setor 12. Isso aconteceu a menos de 5 metros da linha final do desfile, aos 55 minutos, com a escola em desespero para fechar o portão. Como resultado, componentes tentaram empurrar a alegoria para tirá-la da avenida e o acidente ocorreu.
O acidente com a Maricá na Sapucaí lembra o triste episódio semelhante envolvendo a Paraíso do Tuiuti em sua estreia no Grupo Especial, em 2017, no Setor 1, quando uma alegoria — também a última — atropelou pessoas e deixou uma vítima fatal. A princípio, a vítima mais grave se trataria de um homem, com fratura exposta. A escola apresentou o enredo “Berenguendéns e Balagandãs” assinado por Leandro Vieira. Anteriormente, a segunda alegoria havia sofrido um incêndio sem vítimas já na dispersão.
Consequências
A vítima mais grave — um homem que atuava no apoio e foi atingido pela última alegoria — sofreu uma fratura exposta na perna esquerda.
Trajeto: Ele recebeu os primeiros socorros no Posto Médico do Setor 11 e foi transferido de ambulância para o Hospital Municipal Souza Aguiar. O estado de saúde, no momento da remoção, era estável, porém inspirava cuidados cirúrgicos.
- Tempo Excedido: A União de Maricá estourou o tempo máximo de desfile (55 minutos) em 2 minutos. No desfile de sexta-feira, a Unidos de Bangu estourou o tempo em 1 minuto.
- Estouro de Tempo: Devido aos problemas com o fluxo dos carros e a evolução das últimas alas, a agremiação não conseguiu fechar os portões dentro do limite estabelecido.
- Penalização: O atraso deve acarretar perda de décimos valiosos na apuração (provavelmente -0,1 ponto). Para uma escola que disputa o título, trata-se de punição que coloca as chances de campeonato da agremiação em risco. Principalmente, em um grupo onde a disputa acontece de modo muito acirrado. Há apenas uma vaga para acesso ao Grupo Especial, e a agremiação se trata de uma das favoritas
Contexto do Desfile
Até o incidente, a União de Maricá realizava uma apresentação considerada luxuosa e tecnicamente segura. O único problema enfrentado na pista de desfiles até então se resumia justamente à última alegoria, que passou apagada na avenida por falha no seu gerador.
Mesmo com todos os fatores adversos, a escola permanece como uma das postulantes ao título por sua apresentação muito superior às demais agremiações em todos os quesitos.









































