Niterói tem força-tarefa após dias de fortes chuvas

Foto: Cláudio Fernandes
Com o foco em atuação integrada, a Prefeitura de Niterói informou que segue atuando minimizar os impactos das fortes chuvas da noite de domingo (9) e da madrugada desta segunda-feira (10). Em ambos os dias, o volume de água superou a média normal climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, a cidade permanece em estágio de Alerta.
O prefeito Rodrigo Neves esteve em reunião ontem, na terça-feira (10), com a equipe que integra o Sistema Municipal de Defesa Civil, no Centro de Monitoramento e Operações (CMO). Além disso, também participou de reuniões emergenciais com os secretários responsáveis pelas ações de prevenção a riscos.
Niterói está em estágio de Alerta por causa das chuvas intensas dos últimos 30 dias. Nesse período, tivemos um volume elevado de chuvas em toda a Região Sudeste. Hoje, a cidade conta com um sistema municipal de Defesa Civil muito bem estruturado. Somos a única cidade do Rio de Janeiro, além da capital, que possui um radar capaz de realizar previsões meteorológicas com antecedência, o que ajuda muito na prevenção a riscos. É evidente que ainda há desafios e que precisamos seguir com o avanço nesses investimentos, mas o fato é que Niterói não teve nenhuma ocorrência grave nos últimos 30 dias, apesar das chuvas intermitentes”, enfatizou Rodrigo Neves.
Previsão para mudança de tempo a partir de quinta (12)
O prefeito destacou ainda que a partir do fim da quinta-feira, o tempo começa a se estabilizar e a previsão é de um carnaval com tempo firme. Após a reunião, Rodrigo Neves visitou diversos bairros da cidade para acompanhar o trabalho das equipes que atuam nas ruas.
De forma preventiva, houve o acionamento das sirenes das comunidades da Boa Vista e do Morro do Estado. Os maiores acumulados de chuva em 24 horas foram registrados no Morro do Estado (115,4 mm), Morro da Penha (103,0 mm), Boa Vista (100,4 mm), Sapê (96,4 mm) e Pé Pequeno (94,4 mm). Não houve registro de ocorrências graves.
Mais de 2 mil servidores da Defesa Civil, da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e de secretarias de apoio seguem nas ruas, atuando de forma coordenada para reduzir transtornos à população. Somente na limpeza urbana, a Clin já realizou a retirada de aproximadamente 68 toneladas de lama, entulho e lixo em vias públicas e comunidades.
Uso de equipamento especiais
Atualmente, mais de 600 funcionários da Clin trabalham em ruas, travessas, avenidas e áreas comunitárias. Todos eles contam com o apoio de um amplo aparato operacional, incluindo seis retroescavadeiras, quatro tratores de praia para limpeza de maré. Além desses equipamentos, participam da ação 18 caminhões compactadores, duas varredeiras, três caminhões-pipa, dois caminhões Munck, três vacall’s e 36 caminhões basculantes/satélite.
As equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) continuam nas ruas. Os funcionários foram aos locais para avaliar os problemas e agir conforme a necessidade. Os agentes já atuaram em bairros como Ponta da Areia, Centro, São Domingos, Barreto, Gragoatá e Fonseca. Em todos esses lugares, houve o uso de dois caminhões vacall’s, que retirou água, galhos e mato, além da limpeza de ralos, bueiros, canais e caixas de passagem.
O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil segue acompanhando, em tempo real, as condições meteorológicas. Niterói conta com plantão 24 horas e radar meteorológico de alta tecnologia, garantindo maior previsibilidade e agilidade na tomada de decisões.
A população pode acompanhar alertas e atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura, redes sociais, sites institucionais e rádios. Outra ferramenta é o aplicativo Alerta DCNIT, do serviço de SMS (40199) e dos grupos oficiais de WhatsApp. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelos telefones 199 ou 2620-0199.









































