Leste FluminenseNiterói

Bloco Filhos da Pauta, feito por jornalistas, volta aos desfiles em 2026 para celebrar a “Volta dos Onze Notáveis”

Arte do plano de trabalho do bloco Bloco Filhos da Pauta 2026, feito por jornalistas, volta aos desfiles para celebrar a "Volta dos Onze Notáveis"

Arte do plano de trabalho do bloco Bloco Filhos da Pauta 2026, apresenta a identidade visual do Carnaval 2026, celebrando tradição, memória e o espírito niteroiense diante do MAC e da orla de Icaraí para celebrar a “Volta dos Onze Notáveis”.

A diretoria do Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta, coletivo de jornalistas de Niterói, anunciou o plano de trabalho para o Carnaval de 2026. Além disso, o enredo “Na Volta dos Onze Notáveis, Partiu, Niterói” homenageará onze profissionais de imprensa que dedicaram a vida ao jornalismo e ao samba. O desfile comemorará, portanto, os 40 anos do bloco e marca a retomada dos desfiles oficiais, interrompidos há oito anos.

Os homenageados — Jourdan Amóra, Mário Dias, Ivan Costa, Paulo Freitas, Fernando Paulino, Elaine Rodrigues, Floriano Carvalho, Múcio Bezerra, Ykenga, Walmyr Peixoto e Devaldo Quintino — terão papel central na narrativa do enredo, que mistura memória jornalística e memória carnavalesca. Por outro lado, a organização local já localizou familiares, reuniu fotos antigas e trabalhou as histórias de cada um para compor o samba-enredo e a cenografia.

“O trabalho foi realizado com muita emoção, onde os jornalistas ligados ao Carnaval produziram o tema. Familiares dos homenageados nos mandaram fotos antigas deles, e que nos motivaram ainda mais a tocar o projeto de homenagem”, afirmou Sérgio Soares.

Alô, povão, agora é sério

O plano prevê o lançamento do hino oficial em dezembro, em versão de áudio e vídeo, com clipe gravado em pontos simbólicos da trajetória do bloco: Calçadão da Cultura, Praça Araribóia, Cantareira, Museu de Arte Contemporânea e Praia de Icaraí. Além disso, o intérprete Nego lidera o time de vozes que gravará o hino, acompanhado por compositores ligados ao universo do samba.

A festa de lançamento do enredo terá roda de sambas na Praça Betty Orsini, com convidados e amigos do bloco. Ainda, o desfile oficial está programado para 7 de fevereiro, no Centro de Niterói, reunindo parentes dos homenageados, membros do bloco e convidados. A retomada oficial do desfile terá também como marco as comemorações dos 40 anos do Filhos da Pauta.

A sinopse do enredo mistura imaginação e localismo: os “Onze Notáveis” descem do céu, orientados por santos e lendários locais, e atravessam pontos históricos até a concentração na Livraria Ideal, na Visconde de Itaboraí. Contudo, a narrativa une o ofício do jornalismo, o rito do bloco e a festa popular. Além disso, a produção já regularizou a agremiação, garantindo condições legais para a retomada.

O Filhos da Pauta recupera uma tradição de imprensa e sambas, devolvendo à cidade um palco onde a memória profissional e o batuque se encontram. Por isso, para os jornais e para os foliões, o desfile de 2026 será um gesto de reconhecimento. Assim, para a cidade, será uma volta ao centro das celebrações, com ritmos, cores e olhares que contam a própria história de Niterói.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta