Rio de Janeiro - Capital

Rio reforça liderança em transporte de carga com zero emissão e eletrificação de frotas

Prefeitura do Rio participa de seminário sobre transporte de carga zero emissão e frota elétrica

Rio reforça liderança em transporte de carga com zero emissão e eletrificação de frotas | Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O Rio avança no transporte de carga zero emissão e reforça seu protagonismo na agenda climática global. Nesta sexta-feira (31), a Prefeitura participou do seminário “Rio Avança no Transporte de Carga Zero Emissão para um Futuro Sustentável”, realizado no Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha. O encontro foi promovido pela C40 Cities e The Climate Pledge, por meio da iniciativa internacional Laneshift, em parceria com o município.

O evento discutiu estratégias para descarbonizar o transporte urbano e apresentou resultados das primeiras ações da Prefeitura voltadas à eletrificação de veículos de carga.

“O Rio já possui um grande número de veículos elétricos circulando, com apoio direto da Prefeitura. Fomos pioneiros em ter um eletroposto público na Barra da Tijuca, e queremos ampliar essa rede para consolidar uma cidade mais limpa e sustentável”, afirmou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Ilan Cuperstein.

Durante o seminário, representantes da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Casa Civil participaram de painéis sobre o cenário nacional, parcerias público-privadas e soluções escaláveis em eletromobilidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, destacou a importância da integração entre poder público e setor privado.

“Estamos liderando o processo de entender como a ampliação da frota elétrica impacta a cidade. Já temos um eletroposto público em testes e queremos expandir essa infraestrutura”, explicou.

Referência em sustentabilidade

O transporte rodoviário representa 35,9% das emissões de gases poluentes na capital fluminense. A média anual de partículas inaláveis varia entre 11 e 17 µg/m³ — índice superior ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com investimentos contínuos, o Rio tornou-se a primeira cidade do Ocidente a operar caminhões de coleta de lixo 100% elétricos, em 2019. Hoje, é referência nacional e internacional em políticas de eletrificação e sustentabilidade urbana.

Entre 3 e 5 de novembro, o Rio sediará a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que reunirá líderes de quase 100 cidades para discutir soluções climáticas e preparar o caminho para a COP30, marcada para novembro, em Belém.

Sobre a Laneshift

A Laneshift é um programa global que apoia políticas públicas de descarbonização do transporte de carga em cidades da América Latina e Índia. Assim, promovendo assistência técnica e estímulo à adoção de veículos de zero emissão.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta