

Maricá inicia acompanhamento do Bolsa Família nas Unidades de Saúde da Família | Divulgação/Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou mais um período de acompanhamento do Programa Bolsa Família em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A ação é essencial para que os beneficiários mantenham suas condicionalidades em dia e, assim, garantam o acesso aos direitos sociais previstos pelo programa.
Os beneficiários devem procurar a USF de referência, responsável pelo atendimento em sua área de residência. Entre as exigências estão: acompanhamento pré-natal para gestantes, atualização do calendário nacional de vacinação e monitoramento do estado nutricional de crianças menores de 7 anos.
Na área da educação, o programa também estabelece condicionalidades: frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para estudantes entre 6 e 18 anos incompletos que ainda não concluíram a educação básica.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Velho, o acompanhamento realizado nas unidades é indispensável:
“O acompanhamento de saúde nas Unidades de Saúde da Família é fundamental para garantir que os beneficiários do Bolsa Família tenham seus direitos preservados. Essa ação fortalece a prevenção, o cuidado contínuo e assegura melhores condições de vida para as famílias. Convocamos todos os beneficiários a procurarem a unidade mais próxima e manterem suas condicionalidades em dia.”
A Prefeitura reforça que o acompanhamento feito nas USFs é exclusivamente relacionado à saúde. Para informações sobre cadastro e orientações específicas do Bolsa Família, os beneficiários devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.