
São Gonçalo promove terapia assistida por animais para autistas | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo
A Prefeitura de São Gonçalo promoveu um momento especial para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) neste sábado (2). A ação, no Centro de Referência Municipal em Autismo (CRMA) Prof. Marlene Felício Faria, reuniu usuários das unidades do Centro e do Gradim para uma atividade de Terapia Assistida por Animais (TAA).
A experiência contou com coelhos, galinhas, cabritos, galo e peru treinados para interagir com pessoas autistas, sob supervisão das equipes do programa municipal de TEA e do Espaço Senciense Aba e Afeto.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Segundo especialistas, a TAA contribui para o estímulo à socialização, melhora a comunicação e ajuda a reduzir ansiedade e estresse, fortalecendo a autoconfiança dos participantes.
“Os animais que participaram da terapia no CRMA estão acostumados com os autistas. Eles já ‘trabalham’ fazendo terapia em outro lugar. Quisemos trazer um pouquinho deles para os autistas de São Gonçalo e conseguimos. Eles auxiliam o profissional de saúde no tratamento em diversas condições”, contou a coordenadora do programa municipal do TEA, Ana Rangel.