Leste FluminenseMaricá

Capoeira no Jardim Catarina movimenta mais de 30 alunos em projeto social gratuito

Capoeira no Jardim Catarina movimenta mais de 30 alunos em projeto social gratuito | Divulgação/Júlio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

No Jardim Catarina, a capoeira no Jardim Catarina vai além do gingado. Mistura cultura, disciplina e transformação social. Mais de 30 alunos participam das aulas no núcleo 14 do projeto Esporte em Ação, da Faelsg, com encontros gratuitos de segunda a quinta-feira.

O esporte que mistura luta, dança e música tem espaço fixo na Praça Jardim Catarina II. As aulas são voltadas para crianças a partir de 6 anos. Basta comparecer ao local, nos dias e horários da prática, e falar com o professor responsável.

“A capoeira estimula a parte física e mental dos alunos. Aqui, exigimos também que eles estejam estudando, reforçando a importância da disciplina, pois não adianta estar bem só aqui. Vejo que está sendo muito bom para eles”, disse o mestre de capoeira, Ricardo Feijão.

Comemoração do Dia Mundial da Capoeira, celebrado em 5 de julho, reforça a importância da prática como um dos maiores patrimônios culturais do Brasil. Os alunos sentem isso no corpo e na roda.

Danyel Karlos, de 16 anos, chegou ao grupo por indicação de um amigo. Hoje, já trouxe outros.

“Já estou há um tempo aqui e estou gostando muito de participar. O que acho mais interessante nas aulas é essa cultura especial e bonita, já fiz amizades e chamei outros amigos para conhecer essa arte que é a capoeira,” declarou.

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

Para o professor de educação física Warner Barros, que também dá aulas de futsal no núcleo, o projeto atende diretamente uma necessidade da comunidade.

“Desde que cheguei a essa equipe, vi muitas crianças e jovens interessados em participar. É um local de vulnerabilidade social, onde eles precisam de um projeto como esse. Essa praça aqui é o quintal deles, então é importante ter uma atividade esportiva e de fácil acesso,” destacou o professor de educação física, Warner Barros, também professor de futsal do núcleo 14.

O projeto “Esporte em Ação” é uma parceria da Faelsg com o Ministério do Esporte. Desde outubro de 2024, oferece aulas gratuitas em mais de 10 modalidades, espalhadas por 20 núcleos em áreas socialmente vulneráveis de São Gonçalo.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *