
Diretoras e diretores de escolas tomam posse em Niterói para ciclo 2025–2027 | Divulgação/Evelen Gouvêa e Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
As novas diretoras e novos diretores da rede municipal de educação de Niterói tomaram posse nesta sexta-feira (18), iniciando oficialmente o ciclo de gestão 2025–2027. A cerimônia aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, da vice-prefeita Isabel Swan, do secretário de Educação Bira Marques, da presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello, além de representantes da rede, vereadores e conselheiros.
No total, 164 gestores — entre diretoras(es) gerais e adjuntas(os) — foram empossados para liderar 82 das 98 unidades escolares da rede. Eles foram eleitos democraticamente pela comunidade escolar, por meio de consulta direta.
Compromisso com educação pública e democrática
Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da liderança escolar no fortalecimento das políticas públicas de educação.
“Gostaria de saudar a cada um e a cada uma e desejar muito trabalho e muitos resultados, porque vocês administram as escolas e não é fácil. São vários servidores para coordenar e uma comunidade em que precisamos prestar um bom serviço. Embora os desafios sejam significativos, tenho confiança de que, até o final do ano, nossa rede se consolidará como a melhor rede municipal de educação do estado do Rio de Janeiro. A educação é a política pública mais eficaz para reduzir de forma sustentável a pobreza e a desigualdade, além de ser o instrumento mais poderoso na prevenção da violência. Niterói é um belo exemplo disso. Viva a educação de Niterói e as novas diretoras e diretores”, disse Rodrigo Neves em seu discurso.
Já o secretário de Educação, Bira Marques, valorizou o processo democrático e os avanços implementados na seleção das lideranças escolares.
“As diretoras e diretores são lideranças fundamentais nos territórios. São elas e eles que transformam políticas públicas em ações concretas no dia a dia das escolas. Esse é um momento de celebração e, também, de renovação de compromissos com a infância, com a juventude e com toda a comunidade escolar. Temos o desafio de avançar ainda mais na qualidade da educação. Para isso conto com a liderança de cada uma e cada um de vocês”, afirmou o secretário.
Mulheres liderando e rompendo desigualdades
Andrea Bello, presidente da Fundação Municipal de Educação, reforçou o protagonismo feminino: mais de 90% dos cargos de gestão nas escolas são ocupados por mulheres.
“Mais de 90% dessa gestão nas unidades é composta por mulheres, e sabemos que não há nada como o olhar de uma mulher. Esse é um dos cargos mais complexos, porque além de liderar a escola, elas são guardiãs da democracia e têm o desafio de levar à população de Niterói a mais importante das políticas públicas, que é a educação, que é a que verdadeiramente rompe com as desigualdades sociais”, disse Andrea Bello.

Diretoras e diretores de escolas tomam posse em Niterói para ciclo 2025–2027 | Divulgação/Evelen Gouvêa e Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
Emoção e expectativas
A cerimônia contou com apresentações musicais feitas por gestores da própria rede. Márcia Palmar, nova diretora da Escola Municipal Paulo Freire, e Jessé Magalhães, da UMEI Dona Helena, emocionaram o público com músicas que celebraram o início de um novo ciclo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Márcia, que trabalha na rede há 19 anos, afirmou:
“Minha expectativa é que a gente tenha nos próximos três anos uma escola cada vez mais eficiente, que possa agregar cada vez mais valores aos nossos alunos e possa produzir mais conhecimento para a nossa comunidade”, disse a diretora, que também é cantora profissional e se apresentou na cerimônia.
Já Marcelo Dias, professor há 20 anos e agora diretor da UMEI Nilo Neves, disse:
“Espero fazer um bom trabalho e sempre ouvindo a comunidade. Estou muito feliz. É uma novidade. Qualquer novidade sempre deixa a gente um pouco inseguro, mas a minha experiência lá na escola me deixa mais tranquilo. Eu trabalhava na coordenação como articulador”, explicou Marcelo.
Também participaram da cerimônia o vereador Binho Guimarães, presidente da Comissão de Educação, a professora Márcia Peçanha, conselheira municipal, e Manoel Amâncio, presidente da FamNit.