Estado do Rio de Janeiro

Rio bate recorde de abertura de empresas no 1º semestre de 2025

Fachada da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), responsável pelo registro de empresas

Rio bate recorde de abertura de empresas no 1º semestre de 2025 | Divulgação/Carlos Magno

O Estado do Rio de Janeiro alcançou um marco inédito com o recorde de abertura de empresas no RJ. De janeiro a junho de 2025, foram 42.927 novos negócios registrados na Junta Comercial do Estado (Jucerja), o maior número da história da autarquia em um primeiro semestre.

O volume representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 36.843 empresas. Também supera o antigo recorde de 2022, de 37.167 aberturas, com aumento de 15,5%.

Modernização, desburocratização e ambiente favorável

Segundo o governador Cláudio Castro, o resultado é fruto de uma política pública contínua de incentivo ao empreendedorismo, aliada à digitalização dos serviços e maior segurança jurídica para quem decide empreender no estado:

“O ambiente de negócios no Rio de Janeiro, cada vez mais favorável para quem quer empreender, é resultado de uma política consistente de estímulo ao empreendedorismo, de modernização dos serviços públicos e de segurança jurídica. Quando o poder público atua promovendo as condições necessárias para que o setor produtivo cresça, gere empregos e contribua para o desenvolvimento sustentável do estado, os resultados aparecem” comentou o governador Cláudio Castro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Apenas em junho, foram abertas 6.516 empresas. O estado também bateu recordes mensais em janeiro (7.164), fevereiro (8.385), março (7.089) e maio (6.943), consolidando a tendência de alta no setor.

Serviços lideram novas empresas fluminenses

Os cinco segmentos mais registrados na Jucerja refletem a diversidade e o perfil empreendedor do estado. Lideram o ranking:

  • Serviços de escritório e apoio administrativo (1.497)

  • Consultórios de psicologia e psicanálise (1.226)

  • Consultórios médicos (1.165)

  • Comércio de roupas (1.081)

  • Restaurantes (986)

Cidades com mais registros

O levantamento mostra que os principais centros urbanos continuam puxando o crescimento:

  • Rio de Janeiro: 21.590 novas empresas

  • Niterói: 3.147

  • Duque de Caxias: 1.576

  • São Gonçalo: 1.355

  • Nova Iguaçu: 1.206

Jucerja foca na desburocratização

Para o presidente da Jucerja, Sergio Romay, a performance é resultado direto dos esforços para modernizar o sistema de registros:

“Este é um resultado que confirma a solidez do ambiente empreendedor fluminense. Cada nova empresa representa um impulso para a economia, com mais empregos, oportunidades e arrecadação. A atuação da Jucerja tem sido pautada pela modernização dos serviços e pelo compromisso com a desburocratização, o que vem tornando o Estado do Rio cada vez mais atrativo para quem deseja empreender” afirmou o presidente da Jucerja, Sergio Romay.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *