Leste FluminenseNiterói

Encontro com estudantes marca debate sobre renda básica em Niterói

Rodrigo Neves mostra como funciona a moeda social criada em Niterói | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

A Moeda Arariboia virou referência em políticas de renda e transformou Niterói em palco internacional da proteção social. A cidade se prepara para receber o Congresso Internacional sobre Renda Básica e Economia Solidária, e o anúncio oficial ocorreu em clima simbólico, no Museu de Arte Contemporânea, onde o prefeito Rodrigo Neves recebeu o ex-senador Eduardo Suplicy.

“Eduardo Suplicy é uma referência, uma inspiração para todos nós, de integridade na vida pública, de compromisso com a redução das desigualdades e com a causa da sua vida, que é a Renda Básica da Cidadania. Ele veio conhecer a Moeda Arariboia, maior programa do país de transferência de renda municipal, que garante a segurança alimentar e a redução da pobreza em Niterói.  A nossa Moeda será apresentada ao mundo, em agosto, no congresso internacional que a cidade vai sediar e que tem o ex-senador como um dos principais convidados”, afirmou Rodrigo Neves.

Ao lado de alunos da Umei Paulo Freire, os dois líderes promoveram um diálogo direto sobre cidadania, combate à fome e redução das desigualdades. Com palavras simples, o prefeito explicou como funciona a Moeda Arariboia e mostrou o impacto do programa na vida de mais de 115 mil moradores da cidade.

Suplicy, autor da Lei da Renda Básica da Cidadania (2004), elogiou a iniciativa. Segundo ele, a ampliação da Moeda Arariboia para mães atípicas, idosos e pessoas com deficiência reforça o papel de Niterói como modelo de política pública no Brasil e no mundo.

“Eu estou muito entusiasmado de conhecer mais de perto essa experiência de vocês, que é um modelo para outras cidades do país e do mundo”, declarou Suplicy.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Marcado para acontecer entre 25 e 29 de agosto, o congresso trará especialistas, gestores públicos e representantes de organizações de diversos países. As principais discussões estão previstas para os dias 27, 28 e 29 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos. A proposta é debater novos rumos para a proteção social, com o tema “Renda Básica e Economia Solidária: Novos Horizontes para a Proteção Social”.

Além de Suplicy e Rodrigo Neves, participaram do encontro o secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, e a primeira-dama Fernanda Sixel Neves, que também coordena o Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados da Prefeitura de Niterói.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *