
Prefeitura de Niterói retoma obras na Orla de Charitas na segunda-feira (17): motoristas devem ter atenção com alterações no trânsito | Bruno Eduardo Alves
Motoristas que trafegam pela Zona Sul de Niterói devem estar atentos para as mudanças que acontecem a partir desta segunda-feira (17), na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, na Orla de Charitas. Com o início das obras de macrodrenagem da bacia A de Charitas, duas faixas da via ficarão interditadas no sentido Jurujuba. O principal objetivo da intervenção consiste em resolver os alagamentos no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Conforme informações da Prefeitura de Niterói, A NitTrans organizou um esquema de sinalização e terá operadores no local orientando os motoristas e auxiliando na fluidez do tráfego de veículos. Desse modo, o trânsito fluirá em apenas uma faixa, entre a Praça do Rádio Amador e a Rua Juiz Alberto Nader, num trecho que abrange cerca de 500 metros.
Outras modificações acontecerão na Avenida Prefeito Sylvio Picanço durante a obra. Por exemplo, a proibição de estacionamento no trecho. Igualmente, haverá mudança na localização do ponto de ônibus que fica defronte à rua Murilo Portugal, que deixará de funcionar. Como resultado, ficarão afetadas as linhas 33, 52A, 62, 709D, OC1, OC2, OC3 e OC3A.

Ponto de ônibus que deixará de funcionar na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, defronte à CityFarma e à rua Murilo Portugal, em Charitas | Reprodução Google Street View
O ponto de ônibus que servirá como alternativa a esse fica em frente ao número 585 da Avenida Silvio Picanço.

Ponto de ônibus alternativo fica próximo ao estacionamento subterrâneo, em frente ao número 585 | Google Street View
As obras
Em junho de 2024, foram finalizadas as obras de macrodrenagem na região, com a implantação de 390 metros de rede subterrânea na Av. Prefeito Sylvio Picanço e vias adjacentes. A intervenção abrangeu uma das três bacias locais – intitulada B – entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader.
Agora, as obras avançam na Bacia A, em Charitas, no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco. Sobretudo, priorizando sete cruzamentos com a Av. Prefeito Sylvio Picanço, área de maior vazão de água. Nas três primeiras semanas, acontecerão escavações para instalar galerias retangulares no passeio da avenida, entre a Praça do Rádio Amador e a Rua Murilo Portugal, sentido Região Oceânica e Jurujuba.

Prefeitura de Niterói retoma obras na Orla de Charitas na segunda-feira (17): motoristas devem ter atenção com alterações no trânsito | Bruno Eduardo Alves
O projeto tem como meta a substituição do sistema de drenagem ineficiente, com novas galerias pluviais retangulares e circulares projetadas para reduzir alagamentos. A maior estrutura terá 2,75 m x 1,20 m, desaguando na Baía de Guanabara. O investimento total é de R$ 13,4 milhões, com conclusão prevista para setembro.
Prefeito fala sobre importância da obra
O prefeito Rodrigo Neves (PDT) reconhece que o trânsito sofrerá transtornos. Porém, ressalta a importância da obra para resolver um antigo problema de alagamentos no bairro.
“Vamos concluir todas bacias e resolver o problema de alagamentos em Charitas. No trecho da Bacia B, obra realizada na gestão do prefeito Axel, que vai da saída do túnel Charitas-Cafubá até o restaurante Verdana já não alaga mais. Na próxima semana, vamos iniciar mais uma bacia, com grandes galerias que devem passar próximo da praça do Rádio Amador levando as águas para a Baía de Guanabara”, ponderou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI