Internacional

Primeira-ministra da Itália recebe Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Itália nesta semana para discutir a aproximação entre o Brasil e o país europeu durante as respectivas presidências dos grupos G20 e G7, no próximo ano. O G20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia, enquanto o G7 é um grupo de países desenvolvidos, que inclui Japão, Canadá, Itália, Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

Lula se reuniu com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Roma, e ressaltou a importância das relações entre os países, especialmente neste momento em que a Itália assume a presidência do G7 e o Brasil a presidência do G20. O ex-presidente também convidou Meloni para visitar o Brasil.

Nesta quarta-feira (21), Lula também se encontrou com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, para destacar a importância do Brasil nas discussões mundiais sobre meio ambiente. Ele disse que sua visita à Itália foi para recolocar o país no centro dessas discussões. Além disso, o ex-presidente se encontrou com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema e a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein, para conversar sobre a conjuntura política na Europa e no Brasil.

Lula também visitou o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e conversou sobre o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia e a ampliação do intercâmbio comercial entre os dois países. O Brasil e a Itália assinaram um acordo de Parceria Estratégica em 2007.

Na quinta-feira (22), Lula viajará para Paris, onde participará da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron. Ele também fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, ao lado de líderes de outros países.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *