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Avião que explodiu é retirado de praia em Ubatuba

Avião que explodiu é retirado de praia em Ubatuba

Avião que explodiu é retirado de praia em Ubatuba | Divulgação/Defesa Civil

Uma aeronave de pequeno porte explodiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte paulista, na quinta-feira (09). A remoção dos destroços foi concluída pela prefeitura ainda na noite do acidente, por volta das 21h. Na manhã desta sexta-feira (10), equipes começaram a limpeza do local.

Limpeza e contenção de danos ambientais

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não foram identificados danos ambientais significativos até o momento. Técnicos da companhia, junto ao Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e prefeitura, instalaram barreiras de contenção e materiais absorventes para evitar vazamentos de óleo e combustível.

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Além disso, a Cetesb orientou a remoção do solo contaminado pelo combustível da aeronave. Após a conclusão dos trabalhos emergenciais, serão avaliadas as próximas medidas administrativas necessárias.

Local interditado e orientações à população

A praia do Cruzeiro, situada no centro de Ubatuba, é conhecida como uma área de passeio e não é recomendada para banho.

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A prefeitura alertou os moradores e visitantes para possíveis interdições no trânsito durante a conclusão da limpeza, embora o fluxo estivesse liberado até a última atualização.

Acidente deixa uma vítima fatal e quatro feridos

O acidente resultou na morte do piloto Paulo Seghetto e deixou quatro feridos: Mireylle Fries, filha do produtor rural Milton Fries, seu marido Bruno Almeida Souza e os dois filhos do casal. Todos estão internados em Caraguatatuba, onde recebem cuidados médicos.

Detalhes sobre o acidente e condições da pista

A aeronave, modelo Cessna Citation 525 CJ1, tentou pousar no aeroporto de Ubatuba em meio a condições de chuva e pista molhada. O avião ultrapassou a pista operacional, atravessou o alambrado e a cabeceira 09, explodindo na orla da praia, próximo a uma pista de skate.

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De acordo com o manual da aeronave, a pista operacional necessária para pouso em condições de pista molhada deve ter pelo menos 838 metros. No entanto, o local utilizado pelo piloto tinha apenas 560 metros, cerca de 300 metros a menos do que o recomendado.

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