“Renato Barandier é um dos melhores quadros do país e liderou nos últimos anos projetos estruturantes, primeiro como subsecretário de Urbanismo. Entre estes projetos, destaco o Túnel Charitas-Cafubá. Depois como Secretário, ele também liderou projetos como o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo”, disse Rodrigo Neves. “Barandier é um dos melhores quadros técnicos desse novo ciclo iniciado em Niterói e uma das melhores referências em sistemas de transporte, Mobilidade e urbanismo do País e terá desafios que exigem muito foco: tirar do papel o terminal de integração do Caramujo, melhorar a qualidade dos transportes, a Nova Alameda, o projeto do VLT e a melhoria dos sistemas de mobilidade de Niterói e o diálogo com a Região Metropolitana. Para isso, ele vai interlocutar com a nova concessionária das Barcas e o Estado e viabilizar a estruturação, em diálogo com o Estado e a Prefeitura do Rio, da proposta da Linha 3 do metrô dentro da carteira de projetos prioritários dos jogos Pan-Americanos de 2031. O futuro secretário vai contribuir de maneira decisiva para que Niterói avance cada vez mais!”, ressaltou Rodrigo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
“A expectativa é a melhor de todas. Essa agenda do Pan de 2031 traz muitos desafios para a Mobilidade, a defesa da Linha 3 que é histórica não só para Niterói, mas para todo o estado. A população merece muito. Estou muito animado!”, destacou Barandier.
Outras Pastas e Órgãos Públicos
Desde as primeiras horas após a diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral, realizada na quarta-feira, 18 de dezembro, o prefeito eleito Rodrigo Neves iniciou o anúncio dos primeiros nomes que integrarão os principais cargos de seu governo. A equipe formada reflete sua visão de governança e as prioridades para o próximo período administrativo.
Câmara Municipal de Niterói
O vereador Binho Guimarães assumirá a liderança da bancada governista, tendo a missão de negociar a tramitação das matérias prioritárias na agenda política de Rodrigo Neves.
NitPrev
O Instituto de Previdência Social dos servidores públicos de Niterói será presidido por Heitor Moreira, servidor de carreira, oficial de reserva do Exército e pós-graduado em investimentos pelo Ibmec. Heitor também é analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento.
Secretaria Executiva do Prefeito
O ex-vereador e ex-deputado estadual Felipe Peixoto ocupará o cargo, sendo responsável pela articulação das ações políticas do governo entre as secretarias, a Câmara Municipal e outros órgãos públicos. Felipe Peixoto é altamente qualificado, com graduações em Administração e Direito, além de MBA em Gestão de Projetos. Já disputou três eleições para a Prefeitura de Niterói, em 2012 e 2016, e, em 2020, foi derrotado por Axel Grael.
Inovação, Ciência e Tecnologia
A pasta será comandada por Juliana Benício, professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), formada em Engenharia de Produção, com mestrado em Economia e doutorado em Engenharia de Produção. Juliana também tentou a prefeitura de Niterói em 2020, pelo NOVO.
Fazenda
César Barbiero retorna ao cargo de Secretário da Fazenda, função que já desempenhou no primeiro mandato de Rodrigo Neves. Formado em Contabilidade e Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, é auditor da Receita Federal e atuou como superintendente do órgão no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Mulheres
A professora Thaiana Ivia será a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Com mestrado em Cultura e Território pela UFF, Thaiana tem vasta experiência em políticas públicas, tendo atuado na Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e no Pacto Niterói Contra a Violência.
Administração Regional do Fonseca, Cubango e Caramujo
O vereador Andrigo Carvalho será o responsável pela coordenação de projetos nas regiões de Fonseca, Cubango e Caramujo. Com quatro mandatos como vereador e experiência como ex-líder do governo na Câmara, Andrigo terá sob sua responsabilidade importantes projetos, como o Terminal de Integração do Caramujo, o Centro de Exames e Especialidades de Saúde do Fonseca e a modernização da Alameda São Boaventura, na Zona Norte de Niterói.
Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade
O vereador Leandro Portugal (MDB) assumirá a Secretaria de Meio Ambiente. Advogado e atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Niterói, Leandro é um defensor de ações voltadas para a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.
Urbanismo
O arquiteto Carlos Krykhtine, mestre em gestão urbana pela UFF, estará à frente da pasta na cidade a partir de janeiro, substituindo Renato Barandier. Ele presidiu diversas instituições de abrangência nacional no setor, sobretudo o Instituto dos Arquitetos do Brasil e Instituto Pereira Passos.