
Foto: Divulgação
A startup Zé Delivery está trazendo uma nova experiência de delivery para os consumidores: entregas de bebidas por meio de drones. Em parceria com a Speedbird Aero e com o apoio do Sandbox.Rio, uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, a empresa está iniciando uma fase de testes na cidade maravilhosa.
Na última terça-feira (04), o projeto foi apresentado em um evento no Palácio da Cidade, onde ocorreu uma simulação de entrega. A rota inicial partiu do Centro de Distribuição da Ambev em Jacarepaguá, passou pelo Rio Estiva e atravessou a Lagoa da Tijuca até pousar próximo ao Freeway Center. O trajeto de 5 km foi completado em apenas 15 minutos pelo drone modelo DLV-2, que tem capacidade para transportar até 25 kg de produtos.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
A ideia é que, no futuro, as entregas possam se expandir para outras rotas, como a orla das praias cariocas, permitindo entregas rápidas em locais de difícil acesso. Para isso, a Zé Delivery está buscando o diálogo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para aprimorar o uso do espaço aéreo não tripulado e viabilizar novas rotas de voo.
Além de trazer uma nova experiência para os consumidores, o uso de drones também contribui para a redução das emissões de CO2, tornando as entregas mais sustentáveis.
Esses testes fazem parte de um projeto iniciado em 2021, fruto da parceria entre a Ambev e a Speedbird Aero, e que teve seu primeiro voo de teste em Jaguariúna, no interior de São Paulo. A empresa vê nos drones uma possibilidade de otimizar suas entregas, especialmente em locais de difícil acesso.