Copa do Mundo 2023EsportesFutebol

Zâmbia vence a Costa Rica e faz história na Copa do Mundo

Zâmbia vence a Costa Rica e faz história na Copa do Mundo Feminina

Foto: Saeed KHAN – AFP

Na manhã desta segunda-feira, a seleção da Zâmbia derrotou a Costa Rica por 3 a 1, em um jogo emocionante válido pela Copa do Mundo Feminina. No primeiro tempo, as jogadoras Lushomo Mweemba e Barbra Banda abriram o placar para as africanas, enquanto Melissa Herrera descontou para as costarriquenhas no início da segunda etapa. No entanto, nos acréscimos do jogo, Racheal Kundananji marcou o terceiro gol, garantindo a vitória para as Rainhas do Cobre.

“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”

Com esse resultado, a Zâmbia conseguiu sua primeira vitória na história do Mundial e encerrou sua participação na terceira posição do Grupo C, que teve Japão e Espanha classificados para as oitavas de final. Por outro lado, a Costa Rica encerrou sua jornada na edição de 2023 sem pontuar, perdendo todos os jogos.

Confira os principais momentos da partida!

1) Na bola aérea: logo aos dois minutos de jogo, a Zâmbia abriu o placar. Hellen Chanda cobrou um escanteio na área, e Mweemba aproveitou para marcar de primeira, com um belo chute, enganando a goleira Solera.

2) Pela marca da cal: aos 28 minutos, Evarine Katongo fez uma ótima jogada pelo lado esquerdo da área e cruzou para o meio. Barbra Banda tentou finalizar, mas foi puxada pela defesa costarriquenha. A própria capitã bateu o pênalti com maestria, ampliando o placar para a Zâmbia.

3) Luz no fim do túnel: após o segundo gol zambiano, a Costa Rica melhorou no jogo e mereceu o gol de desconto no fim do primeiro tempo. Aos dois minutos da segunda etapa, Coto cabeceou uma bola levantada em escanteio para Valeria Gutiérrez, que ganhou da goleira africana e Valeria Herrera completou para o gol.

4) Faltou pontaria: aos 32 minutos, as costarriquenhas tiveram uma grande chance de empatar o jogo. Em uma jogada pela esquerda, Coto deu um passe rasteiro para Herrera, que cruzou na segunda trave. Gutiérrez bateu de primeira, mas a bola passou perto da trave de Musonda.

5) Golpe de misericórdia: nos acréscimos do jogo, Barbra Banda fez uma bela jogada individual e passou por duas jogadoras antes de fazer um passe para Kundananji, que dominou e marcou o terceiro gol, dando a vitória à equipe zambiana.

Zâmbia vence a Costa Rica e faz história na Copa do Mundo Feminina

Foto: Saeed KHAN – AFP

Primeiro Tempo

No primeiro tempo, a Zâmbia mostrou sua determinação em vencer e fazer história, abrindo o placar com um gol de Mweemba logo no início do jogo. Barbra Banda ampliou a vantagem em uma cobrança de pênalti, enquanto a Costa Rica apresentou um futebol limitado e não conseguiu resistir ao ímpeto da equipe zambiana.

Segundo Tempo

Já na segunda etapa, a Costa Rica mostrou mais vontade e marcou um gol logo no início através de Melissa Herrera. A equipe costarriquenha pressionou até o fim do jogo, mas esbarrou em uma grande atuação da goleira Catherine Musonda. No final, Kundananji marcou o terceiro gol, garantindo a primeira vitória da Zâmbia na história da Copa do Mundo Feminina.

Situação das Equipes

Com a eliminação já garantida, a Zâmbia terminou em terceiro lugar no Grupo C, com três pontos, enquanto a Costa Rica amargou a última posição, sem pontuar. O Japão conquistou a liderança do grupo com 100% de aproveitamento e enfrentará a Noruega nas oitavas de final, enquanto a Espanha, que perdeu sua invencibilidade, enfrentará a Suíça.

FICHA TÉCNICA:

Costa Rica 1×3 Zâmbia

Data e horário: segunda-feira, 31 de julho de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: FMG Stadium Waikato, em Hamilton (NZE)
Arbitragem: Bouchra Karboubi (árbitra); Fatiha Jermoumi e Soukaina Hamdi (auxiliares); Yu-Jeong Kim (quarta árbitra); Adil Zourak e Abdulla Al-Marri (VAR)
Público: 8.117 presentes

Cartões amarelos: Valeria Gutiérrez, Mariana Benavides e Katherine Alvarado (COS); Martha Tembo e Barbra Banda (ZAM)
Gols: Melissa Herrera, aos 47′ (COS); Lushomo Mweemba, aos 3′, Barbra Banda, aos 31′, e Racheal Kundananji, aos 90+3′ (ZAM)

COSTA RICA :Daniela Solera; Valeria Gutiérrez, Fabiola Villalobos, Mariana Benavides e María Coto; Katherine Alvarado (Alexandra Pinell) e Raquel Cedeño; Melissa Herrera, Gloriana Villalobos (María Paula Salas) e Priscilla Chinchilla; Sheika Scott (Emilie Valenciano) e Treinadora: Amelia Valverde.

ZÂMBIA: Catherine Musonda; Margaret Belemu, Agness Musase, Lushomo Mweemba e Martha Tembo; Susan Banda, Avell Chitundu (Siomala Mapepa) e Racheal Kundananji; Hellen Chanda (Hellen Mubanga), Evarine Katongo (Mary Wilombe), Barbra Banda e Treinador: Bruce Mwape.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *