
Yago Dora perto do título mundial de surfe em Fiji | Divulgação/WSL
O surfista catarinense Yago Dora, de 29 anos, está próximo de se tornar o quinto brasileiro campeão mundial de surfe. Ele garantiu a liderança do ranking da WSL 2025 após a eliminação do sul-africano Jordy Smith, nesta quarta-feira (13), em Teahupo’o. Com isso, basta uma vitória em Fiji para conquistar o título.
O sul-africano precisava superar Yago Dora em Teahupo’o, mas foi eliminado pelo local e campeão olímpico Kauli Vaast, nas oitavas de final. Com a eliminação de Smith, Yago Dora assegurou o primeiro lugar geral e chega à decisão com vantagem.
Na final em Fiji, cinco surfistas disputarão o título mundial. O líder do ranking entra direto em uma bateria contra um dos quatro finalistas. Caso vença, conquista o título imediatamente. Se perder, a disputa passa a ser melhor de três. O adversário de Yago Dora será definido em mata-mata: o quinto colocado enfrenta o quarto para decidir quem enfrentará o terceiro; depois, o vencedor encara o segundo colocado para definir o desafiante do líder.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Quatro brasileiros já foram campeões mundiais de surfe. Gabriel Medina é o maior vencedor, com três títulos; Filipe Toledo conquistou dois; enquanto Adriano de Souza e Ítalo Ferreira faturaram uma vez cada. Ítalo Ferreira é o único campeão mundial e olímpico na história do surfe brasileiro.
Na mesma competição, Ítalo Ferreira avançou às quartas de final ao vencer Rio Waida e garantiu presença entre os cinco finalistas que disputarão o título em Fiji.