

Yago Dora comemora seu primeiro título mundial de surfe para o Brasil | Divulgação/WSL
Após uma temporada de grandes desafios, Yago Dora garantiu seu primeiro título mundial na Liga Mundial de Surfe (WSL), em Fiji, na noite desta segunda-feira (1º, horário de Brasília).
Com a vitória sobre o norte-americano Griffin Colapinto por 15,66 a 12,33, o curitibano radicado em Florianópolis entrou para a lista de campeões mundiais brasileiros, sendo o oitavo do país.
Histórico do Brasil no surfe mundial
Aos 29 anos, Yago se junta a nomes como Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza, o Mineirinho (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023). Nos últimos 11 anos, o Brasil conquistou oito títulos mundiais, mostrando a força nacional na modalidade.
“É inacreditável para mim. Senti essa energia em Fiji desde que cheguei e sempre acreditei nesse título. Fico feliz em trazer mais um título para o Brasil. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo da carreira”, declarou Yago à WSL logo após a vitória.
Caminho até o título
O título veio após Yago Dora bater na trave duas vezes. Em 2023, terminou o WSL Finals em quinto lugar, com o título ficando para Filipe Toledo. No ano passado, Yago terminou em sexto, acumulando 36.380 pontos. Na decisão deste ano, ele enfrentou Griffin Colapinto, que havia eliminado Italo Ferreira e o sul-africano Jordy Smith, e garantiu a vitória com notas de destaque, incluindo 8,33 na maior onda da final.
Com a conquista, Yago Dora mantém a tradição brasileira de excelência no surfe mundial e dá ao país mais um título que reforça seu protagonismo na modalidade.