A votação final do Oscar 2025 começa nesta terça-feira (11), e o Brasil estará representado não apenas com o filme “Ainda Estou Aqui” concorrendo em três categorias importantes, mas também pelos 49 brasileiros que possuem direito a voto na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O resultado será conhecido no dia 2 de março, com a tradicional cerimônia de premiação, em Los Angeles, Califórnia.
Embora o filme nacional esteja na disputa por Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (com Fernanda Torres), as decisões dos votantes brasileiros não garantem uma vitória. Com quase 10 mil membros ao redor do mundo, o Oscar exige uma ampla coalizão de votos para consagrar os vencedores.
Quem São os Brasileiros com Direito a Voto?

Atriz Fernanda Montenegro, mãe da indicada a melhor atriz, Fernanda Torres, tem direito a voto | Divulgação/Ainda Estou Aqui
Os brasileiros com assento na Academia são profissionais de destaque no cinema mundial, com trajetórias marcadas por grandes produções. A lista inclui ícones como Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por “Central do Brasil” (1999) e membro vitalício da Academia; Wagner Moura, conhecido por “Tropa de Elite” e “Narcos”; Alice Braga, estrela de “Ensaio Sobre a Cegueira”; e Fernando Meirelles, diretor de “Cidade de Deus”.
A diversidade da representação brasileira é evidente: há diretores, atores, roteiristas, documentaristas, animadores, compositores, diretores de fotografia, produtores e até engenheiros de som. Confira a lista completa:

Músico e compositor Carlinhos Brown também vota no Oscar | Reprodução
- Atores e Atrizes: Alice Braga, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Selton Mello, Sonia Braga, Wagner Moura.
- Diretores: Alê Abreu, Anita Rocha da Silveira, Anna Muylaert, Bruno Barreto, Cacá Diegues, Carlos Saldanha, Carolina Markowicz, Fernando Meirelles, Helena Solberg, Jefferson De, José Padilha, Karim Aïnouz, Kleber Mendonça Filho, Laís Bodanzky, Mauricio Osaki, Walter Salles.
- Roteiristas: Anna Muylaert, Mauricio Zacharia, Vera Blasi.
- Documentaristas: Emilio Domingos, João Moreira Salles, Maria Augusta Ramos, Petra Costa.
- Diretores de Fotografia: Adriano Goldman, Affonso Beato, Heloísa Passos, Lula Carvalho.
- Produtores: Andrea Barata Ribeiro, Fabiano Gullane, Paula Barreto, Rodrigo Teixeira, Sara Silveira, Vânia Catani.
- Animadores: Alê Abreu, Carlos Saldanha, Renato dos Anjos.
- Compositores: Antonio Pinto, Carlinhos Brown, Marcelo Zarvos.
- Outros Profissionais: Anna Van Steen (maquiadora), Fernando de Goes (produção e tecnologia), Ilda Santiago (curadora), Waldir Xavier (engenheiro de som).
Votação
Com o filme “Ainda Estou Aqui” em evidência, as expectativas estão altas. A obra concorre em Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além de colocar Fernanda Torres na disputa por Melhor Atriz. Porém, vencer essas categorias vai muito além dos 49 votos brasileiros.
Na votação do Oscar, cada membro vota inicialmente nas categorias de sua especialização, como atores para as categorias de atuação e diretores para direção. Na etapa final, todos os membros podem votar em todas as categorias, aumentando a competitividade. Apesar do favoritismo que “Ainda Estou Aqui” pode ter entre os votantes do país, o filme precisará atrair votos de outros membros para alcançar a estatueta.
Tapete vermelho internacional
A presença brasileira na Academia reflete a estratégia de diversidade adotada pela instituição nos últimos anos. Hoje, 52% dos membros são de fora dos Estados Unidos, 40% são mulheres e 34% pertencem a grupos étnicos e raciais sub-representados. Esse cenário contribui para uma visão mais ampla e global do cinema mundial, beneficiando produções de países como o Brasil.
Com a votação já em curso, o destino do Oscar 2025 será decidido até o dia 18 de fevereiro, mas os brasileiros têm motivos para celebrar, seja pela representatividade entre os votantes ou pelas aspirações de “Ainda Estou Aqui” no cinema mundial.