Brasil

Volta do horário de verão no Brasil ganha força e decisão sai na terça-feira (15)

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira

O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, decide na terça-feira (15) sobre volta do horário de verão no Brasil em novembro

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciará na terça-feira (15) se o Brasil retomará o horário de verão ainda este ano. A medida é considerada devido à crise hídrica e à necessidade de garantir estabilidade no fornecimento de energia. O ministro Alexandre Silveira retornará antecipadamente de suas férias para participar da reunião decisiva em Brasília.

Se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”,, afirmou Silveira na última sexta-feira (11), em Roma, após participar de um fórum internacional.

Silveira destacou que a decisão precisa ser imediata para permitir o planejamento dos setores afetados, por exemplo o transporte aéreo e a segurança pública.

“Não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”, disse o ministro.

Planejamento e crise energética

A reunião está marcada com urgência devido à gravidade da crise hídrica. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que o Brasil vive a pior seca em 73 anos. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também projeta dificuldades para o período de outubro de 2024 a março de 2025. Principalmente, no atendimento de picos de demanda, que ocorrem entre 18h e 20h.

Segundo dados apresentados pelo ONS, as chuvas previstas para os próximos meses devem primeiro recuperar a umidade do solo antes de elevar os níveis dos reservatórios. Mesmo assim, há incertezas sobre quando essa recuperação ocorrerá.

“Estamos equilibrando segurança energética e modicidade tarifária. Se errarmos agora, a responsabilidade será grande”, comentou o ministro. Ele ressaltou que Belo Monte e outras hidrelétricas sem reservatórios dependem diretamente das chuvas, o que aumenta a complexidade do cenário.

Impactos e decisão técnica

Silveira afirmou que a adoção do horário de verão não interferirá nas eleições, já que a medida precisa de um prazo mínimo de 20 dias para implementação.

 “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.

O ministro garantiu que o presidente Lula delegou a decisão ao MME, sem interferências políticas.

“O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, finalizou.

O Operador Nacional do Sistema seguirá monitorando a situação, bem como recomendando medidas preventivas para garantir a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN) nos próximos meses.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

2 Comments

  1. […] + LEIA TAMBÉM: ►Volta do horário de verão no Brasil ganha força e decisão sai na terça-feira (15) […]

  2. […] + LEIA TAMBÉM: ►Volta do horário de verão no Brasil ganha força e decisão sai na terça-feira (15) […]

Comments are closed.

Mais emBrasil