Alê, me Ajuda!ColunistasSaúde

Volta às aulas: Veja como poupar a coluna do seu filho

Mochilas pesadas e dor nos ombros: como os pais podem lidar com este problema?

Volta às aulas chegando e a preocupação com o peso das mochilas escolares, volta a ser discutida.

A Organização Mundial da Saúde aponta que 85% das dores nos ombros e costas em crianças são causadas pelo uso inadequado desses acessórios.

Convidamos Gustavo Barboza, cirurgião de ombro e cotovelo da SBCOC, que irá nos ajudar a esclarecer alguns pontos.

Gustavo Barboza (CRM-GO 16339/TEOT 12299/RQE 7937) Cirurgião de ombro e cotovelo, membro do comitê de divulgação e marketing da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), membro do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital Albert Einstein, unidade Goiânia.

Na volta às aulas, uma das maiores vilãs são as mochilas escolares, principalmente quando escolhida e utilizada de maneira errada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população pediátrica com dor nos ombros e costas são devido ao uso errado de mochilas.

Como pais e responsáveis, devemos considerar sempre as mochilas como item importante também na saúde de nossos filhos, atentando ao fato de que as mesmas devem ser o mais leve possível e o conteúdo, como livros e cadernos, deve ser selecionado para que não haja excesso de peso nestas mochilas. As consequências deste uso errado vão desde o quadro de dor em coluna e ombros, alterações de postura, assim como da marcha, até alteração na capacidade respiratória em razão da postura das crianças.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) e Sociedade Americana de Pediatria, o peso máximo das mochilas não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Sendo assim, se uma criança pesa 30kg, o peso máximo da mochila deve ser de 3kg.

Portanto, devemos escolher mochilas leves, sem muitos acessórios, para ajudar no controle do peso. Outro fator importante é o tamanho das mochilas. Devemos buscar aquelas que não ultrapassem o corpo da criança na lateral, assim como a linha da cintura.

Outros itens também são importantes, como alças largas na mochila e bem acolchoadas, evitando pressão excessiva sobre os ombros das crianças, e o de cinto abdominal, para que a mochila fique mais próxima ao corpo, melhorando o equilíbrio do acessório.

Também podemos fazer uso das mochilas com rodinhas, principalmente as crianças que necessitam se locomover por distâncias maiores. Mas mesmo nessa opção, o peso não deve ser liberado e, em locais onde o acesso à escola possui muitas escadas, com a necessidade de carregar a mochila com rodinhas, atenção redobrada, pois também existe o risco de forçar os ombros e a coluna das nossas crianças.

Imagens: Canva

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *