
Vitinho analisa desempenho do Botafogo e fala sobre evolução com Renato Paiva | Vitor Silva/Botafogo
Com quatro partidas seguidas sem perder, o Botafogo começa a mostrar sinais de vida em meio ao calendário sufocante. Para o lateral Vitinho, a equipe dá os primeiros passos rumo ao entrosamento, apesar da rotina exaustiva de jogos. O atleta diz que a equipe está mais entrosada, principalmente após o empate sem gols contra o Flamengo, no último domingo (18), no Maracanã, somando quatro jogos sem derrotas.
O clássico marcou a melhor sequência alvinegra na temporada e evidenciou o crescimento coletivo. Com Renato Paiva no comando, o time tenta construir uma identidade. Para o camisa 2, a paciência é tão importante quanto o talento em campo. Em suma, ele argumenta que Botafogo já dá sinais de evolução.
“O jogo que o Renato (Paiva) gosta de jogar precisa de tempo. Infelizmente, a gente não tem tempo para treinar, por causa do calendário do Brasil”, desabafou o camisa 2, sem esconder a frustração com o ritmo de jogos.
Mesmo com a falta de tempo, o lateral do Glorioso vê progresso. Segundo ele, o time começa a se entender “mais naturalmente”, o que, em sua visão, já é um avanço.
Botafogo começa a ganhar consistência
No clássico, a defesa segurou os rompantes de pressão rubro-negra, tanto quanto Vitinho brilhou. Mas o Botafogo mostrou mais organização do que o Flamengo, e criou claras oportunidades de gol, num jogo em que se esperava mais das duas equipes. Apesar de premiado como melhor em campo pela patrocinadora oficial do Brasileirão, o lateral-direito não escondeu o sabor agridoce da noite.
“Estou feliz por ter recebido o craque do jogo, estou feliz por ter feito uma bela partida. Também estou triste por não ter saído com um resultado positivo”, disse o jogador, que vem sendo um dos pilares da equipe.
O empate contra um Flamengo em boa fase, embora não tenha o tamanho de uma vitória, também não teve o peso de uma derrota. Vitinho ressaltou o quanto acredita na equipe, bem como destacou a entrega coletiva diante de um adversário forte.
“A gente soube responder à altura”, afirmou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
A torcida, ao que parece, está mais receptiva ao discurso do elenco. Assim sendo, se o time mantiver em campo o que Vitinho expressa fora dele, o Botafogo pode estar no início de uma nova fase.
A boa exibição defensiva contra o Flamengo, por exemplo, vai se somar à classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, na quarta-feira (21), contra o Capital (DF). Principalmente, porque o Botafogo venceu o jogo de ida pelo placar de 4×0.
De olho em uma nova na glória eterna
Já pelo Brasileirão, o time descansa ao invés de entrar em campo, justamente por causa do calendário. Afinal, fará um jogo de vida ou morte contra a Universidad de Chile, na terça-feira (27), às 21h30, em casa, no Estádio Nilton Santos, pela Libertadores da América. Apesar de depender somente de si, o glorioso precisa vencer a partida por qualquer placar.
O Botafogo somente se classificaria com um empate caso o time venezuelano Carabobo vença o Estudiantes de La Plata, fora de casa, na Argentina. Contudo, trata-se de missão quase impossível, pois a equipe é a última colocada do Grupo A, com apenas 1 ponto, somado num empate com La Universidad.