Helicóptero fez a captação dos órgãos – Imagens: Divulgação
A família de um jovem de 23 anos autorizou a doação dos seus órgaos, após a confirmação de morte encefálica do paciente, na noite desta quinta-feira (21). A captação de pulmões, fígado, pancreas e corneas foi feita pela equipe do Rio Transplantes na manhã desta sexta-feira (22).
Os orgaos foram levados, por helicoptero da Secretaria Estadual de Saúde, até unidades na cidade do Rio de Janeiro. A familia do jovem foi acolhida pela Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Heat. O paciente, morador do bairro de Itaúna, foi um dos 76 que deram entrada no Centro de Trauma do hospital, no último final de semana.
A equipe do CIHDOTT do Alberto Torres também acompanha outro caso de morte encefalica na unidade. Trata-se de um casal de jovens, ele com 25 e ela com 21 anos, gravida de cinco meses, vitimas de acidente com moto, também ocorrido no último final de semana. Durante a colisão, eles estavam com o filho de cinco anos no veículo. A criança foi atendida, medicada, estabilizada e liberada.
Contudo, os pais, em estado grave, foram para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Médicos abriram protocolo de morte encefalica para o rapaz, enquanto a mulher era transferida para o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, referencia no atendimento de alta e média complexidade e maternidade de alto risco.
Na tarde desta quinta-feira (21), a muher teve um aborto expontaneo. A paciente segue internada no CTI da unidade, em estado grave.
A equipe médica garantiu todo suporte básico para manter a paciente estavel e garantir a sua transferencia para uma unidade referencia em obstetricia”, afirmou a unidade de saúde.
Novos acidentes
Nas ultimas 24 horas, outros 25 pacientes envolvidos em acidentes com moto deram entrada no Hospital Estadual Alberto Torres, unidade referencia no atendimento a pacientes com múltiplos traumas. A direção da unidade reforçou o estoque de medicamentos, soro e insumos para o período do Natal e Ano Novo, quando o numero de ocorrencia mais que dobra.