
Palácio Capanema reabre ao público com visitas educativas gratuitas no Centro do Rio | Tomaz Silva/Agência Brasil
As visitas educativas no Palácio Capanema recomeçam a partir de 7 de agosto, com agendamento gratuito pelo site do Ministério da Cultura. As inscrições abrem no dia anterior e ocorrem sempre às quintas e sextas-feiras. Os roteiros guiados são conduzidos por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
Os grupos percorrem o edifício em quatro horários: 9h, 11h30, 14h e 15h30. Visitas em inglês estão disponíveis às quintas (11h30) e sextas (15h30). O agendamento deve ser feito com no mínimo 24 horas de antecedência.
Escolas e instituições de ensino também podem participar. Para grupos de até 18 pessoas, haverá um formulário especial que será divulgado em breve, conforme o MinC.
O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, ressalta que abrir o prédio ao público integra uma política de valorização da arquitetura.
“A arquitetura é uma dimensão importante da política cultural e, muitas vezes, não damos a devida atenção. Desde 2023, buscamos mudar isso. Essa é uma ação educativa, formativa, um trabalho de reforço do nosso compromisso em fazer do Capanema um espaço cada vez mais popular, mais próximo das pessoas”, destaca o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O edifício, inaugurado em 1945, foi desenhado por Lucio Costa, com colaborações de Oscar Niemeyer, Jorge Moreira e outros arquitetos de peso, além de consultoria do renomado Le Corbusier. Considerado um marco do modernismo, o prédio de 16 andares é tombado desde 1948.
Além do projeto arquitetônico, o Palácio abriga obras de Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi. Também foi cenário de atos históricos, como o “Ocupa MinC” em 2016 e os protestos que barraram sua venda em 2021.
Fechado por uma década, o espaço passou por ampla reforma. Em maio de 2025, foi reinaugurado com a presença do presidente Lula.