Internacional

Vídeo: Terremoto no Marrocos: dezenas de mortos e centenas de feridos

Terremoto no Marrocos: dezenas de mortos e centenas de feridos

Foto: Reprodução – Twitter

Na noite da última sexta-feira (08), um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Marrocos, causando devastação e tristeza em várias regiões do país. De acordo com um balanço preliminar divulgado pelo Ministério do Interior, pelo menos 296 pessoas perderam a vida e 153 ficaram feridas.

As províncias e municípios mais afetados são Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant, onde foram registradas a maioria das mortes. O ministério informou em comunicado que o terremoto ocorreu na província de Al Haouz, próximo a Marrakech, e causou graves danos às estruturas da região.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto aconteceu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, com epicentro a 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech. Já o Centro Nacional para a Pesquisa Científica e Técnica, em Rabat, relatou uma magnitude de 7 para o tremor. Os veículos de imprensa marroquinos consideram esse o terremoto mais forte já registrado no reino.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Relatos indicam que uma família ficou presa sob os escombros de sua casa, na província de Al Haouz, e que os moradores de Marrakech saíram correndo para as ruas durante o tremor. Vídeos gravados na cidade mostram os prédios balançando e escombros caindo, além de carros cobertos de pedras.

Os hospitais de Marrakech relataram uma “afluência maciça” de feridos após o terremoto, e diversas cidades próximas também sentiram o abalo sísmico.

O departamento de defesa civil argelino informou que o terremoto também foi sentido em algumas províncias do oeste da Argélia, porém descartou qualquer dano ou vítimas. É importante lembrar que o Marrocos está localizado em uma região propensa a terremotos devido à sua posição entre as placas tectônicas africana e euroasiática.

Seleção Olímpica brasileira

Enquanto isso, a Seleção Brasileira Pré-Olímpica está no Marrocos para a realização de amistosos preparatórios para o Pan-Americano, que ocorrerá em outubro. Apesar do susto com o terremoto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que os jogadores estão bem.

O técnico Ramon Menezes convocou atletas de peso, como Vitor Roque, Marcos Leonardo, Andrey Santos e Matheus Cunha. Infelizmente, Marlon Gomes do Vasco sofreu uma fratura no nariz durante o jogo contra o Marrocos e precisou ser cortado da equipe.

Nota na íntegra:

“A CBF informa que a delegação da Seleção Brasileira Pré-Olímpica está em segurança no Marrocos. O país registrou um terremoto na noite desta sexta-feira, 8, de magnitude 7, segundo autoridades locais. O epicentro foi registrado próximo de Marrakesh. Atletas e integrantes da delegação sentiram o tremor e deixaram seus quartos no hotel da cidade de Fez. Por segurança, eles foram levados para a piscina do hotel e voltaram para o quarto uma hora depois do sismo”.

Vídeos: Reprodução

Marrocos está localizado entre as placas africana e euroasiática, o que torna o país propenso a terremotos. Em 2004, um terremoto em Alhucemas deixou 628 mortos e 926 feridos. Já em 1980, um terremoto em El Asnam, na Argélia, resultou na morte de 2.500 pessoas e deixou 300.000 desabrigados.

Com informações da AFP

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *