
Polícia Federal deflagra Operação Ninfas no Rio de Janeiro para combater o tráfico internacional de animais silvestres e exóticos vendidos online.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Ninfas para combater o tráfico internacional de animais silvestres e exóticos. A ação aconteceu na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
+ LEIA TAMBÉM: ► Manutenção do Sistema Guandu impacta abastecimento de água no Rio
Investigação identificou comércio ilegal em redes sociais
As investigações começaram no Setor de Repressão aos Crimes contra a Flora, Fauna e Biopirataria da Polícia Federal. Durante o processo, foram identificados perfis em redes sociais usados para comercializar ilegalmente ninfas, insetos e ovos exóticos. Esses animais eram provenientes de locais como Monte Sungay, na Ilha Filipinas, além de países como Jamaica, Malásia, Indonésia, Cuba e Madagascar.
Venda ilegal para todo o Brasil era anunciada online
Os perfis ofereciam os animais e ovos exóticos com a promessa de entrega para todo o Brasil. Segundo a legislação brasileira, é proibida a importação desses espécimes vivos para fins comerciais ou manutenção como animais de estimação.
Investigado pode responder por vários crimes ambientais
O investigado será responsabilizado por contrabando, receptação qualificada e introdução ilegal de espécies exóticas. A operação foi batizada como “Ninfas”, em referência ao estágio imaturo de alguns insetos que passam por metamorfose incompleta.